O observatório De Olho nos Ruralistas promoverá, nesta quarta (28), a partir das 13 horas, um twitaço (postagem em massa de mensagens no Twitter) com a hashtag #OAgroNãoÉPop.
O objetivo da ação é questionar uma propaganda veiculada pela Rede Globo desde 2016, em horário nobre da emissora, que afirma que "O Agro é Pop. O Agro É Tech. O Agro É Tudo". Como hastags adicionais, serão utilizadas também as marcações: #OAgroNãoÉTech, #OAgroNãoÉTudo.
"Essa campanha atinge milhões de pessoas em rede nacional e a gente acredita que é necessário divulgar informações que a desconstrua", relata Alceu Castilho, coordenador do observatório De Olho nos Ruralistas.
O twittaço também marca uma fase decisiva da campanha de arrecadação do De Olho, que depende de assinaturas para continuar com suas atividades até 2018. O projeto tem o objetivo de conseguir mil parceiros, mas, "se não conseguirmos pelo menos 500 assinantes até a primeira semana de julho, teremos que diminuir nossa equipe", explica Castilho.
Na última segunda-feira (26), veio a tona o escândalo do avião com cocaína que decolou de fazenda que pertence a Blairo Maggi, dono do grupo Amaggi e Ministro da Agricultura do governo golpista de Michel Temer.
Casos como este não ganham destaque na grande mídia como ressalta Castilho: "A existência de um observatório específico para o agronegócio é fundamental no contexto de uma imprensa que faz campanhas como essa e que faz uma cobertura parcial da agropecuária".
Edição: Vanessa Martina Silva