São Paulo

Debate em São Paulo propõe saída à esquerda para crise política

Convocado pela Frente Povo Sem Medo, ato propõe fortalecer movimentos populares

Brasil de Fato |
Cartaz de divulgação do ato que ocorre hoje no Largo da Batata (SP)
Cartaz de divulgação do ato que ocorre hoje no Largo da Batata (SP) - Reprodução

A Frente Povo Sem Medo realiza nesta quarta-feira (13) um debate com a presença do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, os jornalistas Juca Kfouri e Leonardo Sakamoto, a atriz Letícia Sabatella e a cantora Anelis Assumpção. O ato Resistência! Barrar o golpismo e construir novas saídas, que ocorrerá às 19h no Largo da Batata, zona oeste de São Paulo, propõe que uma análise da conjuntura política deve focar em alternativas que prevejam uma maior atuação dos movimentos sociais e o fortalecimento das pautas de esquerda.

Continua após publicidade

O mesmo local está recebendo desde o último domingo (10) o movimento #OcupeaDemocracia, uma ocupação com eventos culturais promovidos por artistas, produtores, ativistas, coletivos artísticos e de intervenção urbana em defesa da democracia.

"A saída política não é a da direita. Mas também não é a da aliança com o conservadorismo. Nem a da falta de coragem para combater privilégios e transformar as velhas estruturas sociais e políticas do país. Muito menos a aliança com os de cima e contra os de baixo na forma de 'ajuste fiscal', diz trecho da convocatória do ato.

Segundo o dirigente do MTST, o debate faz parte de uma série de atividades "para discutir a resistência à esquerda e a importância de enfrentar o golpismo". A ideia é mobilizar pessoas por meio de aulas públicas e debates na rua durante esta semana, que é decisiva para o andamento do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

"O MTST também tem feito ocupações e prevê outras para esta semana. Também deve se incorporar em diversos travamentos. Mas nosso foco está no dia 17, em Brasília", disse Boulos em referência ao ato nacional que ocorrerá neste dia junto à Frente Brasil Popular.

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Edição: ---