São Paulo

Jornalistas e blogueiros se reúnem hoje em defesa da democracia

A cobertura midiática da situação política do país é alvo de críticas de profissionais de diversos veículos

Redação |

Jornalistas, blogueiros e outros profissionais da comunicação realizarão uma aula pública nesta terça-feira (12) com o tema "Comunicação, democratização dos meios e a construção da democracia". O evento ocorrerá nesta às 18h na Praça Patriarca, no centro de São Paulo.

Participam do debate Miguel do Rosário, do blog O Cafezinho; Renato Rovai, da revista Fórum; Ana Flavia, pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé; Pablo Capilé, do coletivo Fora do Eixo; Luiz Azenha, do blog Viomundo, Laura Capriglione, dos Jornalistas Livres; Ana Mielke, do Coletivo Intervozes; cartunista Vitor Teixeira e outros.

Os organizadores afirmam que o objetivo de realizar um ato apenas para o segmento da comunicação é denunciar que a tentativa de destituição da presidente Dilma Rousseff tem o apoio e participação efetiva da imprensa brasileira.

Segundo Marina Selegeres, militante do Levante Popular da Juventude, que compõe a organização do ato, os vazamentos seletivos revela uma cobertura parcial dos grandes jornais brasileiros. "Eles fazem coberturas gigantescas de questões do governo federal, mas não dão atenção para manifestações em relação a merenda em São Paulo; as torcidas organizadas indicando os problemas dos jogos, tudo isso interfere um pouco", disse a militante.

Para eles, a comunicação tem interferido diretamente na conjuntura política e é importante mostrar que existem comunicadores populares que se posicionam contra o golpe. "Queremos mostrar também que outra mídia, mais democrática e plural, é possível. E que tem comunicadores se esforçando para mostrar o outro lado", finalizou.

A atividade faz parte do Acampamento em Defesa da Democracia da Frente Brasil Popular, montado por movimentos populares na Praça do Patriarca há duas semanas.

Edição: ---