13ª Olhar de Cinema

Filme de 1980 sobre 'Guerra do Pente' será exibido em festival internacional de cinema de Curitiba

Em 1959, um comerciante libanês se negou a emitir nota fiscal ao vender um pente a um subtenente, no centro de Curitiba

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
No ano em que as filmagens do filme A Guerra do Pente completam 40 anos, festival exibe versão digitalizada da obra - Reprodução

A partir desta quarta-feira (12) até 20 de junho, a 13ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba ocupa as salas de cinema da capital paranaense com mais de 80 produções de todo o mundo. Entre eles, o média-metragem “A Guerra do Pente” , filmado na década de 1980, que conta um dos episódios mais pitorescos da capital paranaense e faz parte da Mostra Olhares Clássicos. No ano em que as filmagens completam 40 anos, o Olhar de Cinema exibe uma cópia digitalizada da obra. 

Em 1959, a compra de um pente resultou em três dias de conflito generalizado no centro de Curitiba, em que um caso de xenofobia contra Ahmed Najar, comerciante local libanês, gerou um dos casos de violência mais famosos da cidade. Najar se recusou a emitir uma nota fiscal de um pente para um subtenente da Polícia Militar do Paraná, devido ao baixo valor do produto em comparação ao da emissão da nota.

:: Festival Olhar de Cinema exibe mais de 80 filmes nacionais e internacionais a partir desta quarta (12), em Curitiba (PR) ::

Quase três décadas depois, Nivaldo Lopes, mais conhecido como “Palito”, acompanhado de outras importantes figuras da chamada “geração Cinemateca”, decide recontar esse episódio, cujo embate resultou em um inegável saldo negativo. Centenas de casas comerciais (maioria árabe) foram depredadas, saqueadas e até queimadas, e dezenas de pessoas foram detidas e outras tantas hospitalizadas. 

Assim, “A Guerra do Pente”, como ficou conhecido, se transformou em um dos principais causos curitibanos de revolta popular. O filme, além de ser a reconstituição de um acontecimento histórico, também é um retrato da realidade social e cinematográfica da cidade nos anos 1980.

Nivaldo Lopes, que segue na atividade cinematográfica desde 1980, participou de diversos cursos e oficinas relativos à realização de cinema. Um total de 15 curtas-metragens, um longa, dois médias e um DocTV fazem parte do portfólio do diretor, que também já atuou como montador, diretor de produção, assistente de direção de vários projetos. Atualmente, Lopes orienta as oficinas de edição da Cinemateca de Curitiba. 

:: Documentário sobre movimento ballroom vai encerrar Festival Olhar de Cinema, em Curitiba ::

O filme que integra a Mostra “Olhares Clássicos” será exibido no dia 18 de junho, no Cine Passeio Ritz, às 20h30 e no dia 19 de junho, no Cinemark Mueller, às 17h30.

Os ingressos estão disponíveis pelo site oficial com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$16. Todas as sessões no Teatro da Vila são gratuitas. As sessões ocorrem no Cine Passeio, no Cinemark Mueller, na Ópera de Arame e também no Teatro da Vila, no CIC. Além disso, de 18 de junho a 7 de julho, os curtas-metragens brasileiros que compõem o festival estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play para todo o Brasil. 

Acompanhe a programação e as novidades pelo site www.olhardecinema.com.br e pelas redes sociais oficiais: Instagram @olhardecinema e Facebook.com.br/Olhardecinema.

 

Serviço:

13º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Data: 12 a 20 de junho de 2024

Exibição de “Guerra do Pente”

18/06 – Cine Passeio Ritz, 20h30

19/06 – Cinemark Mueller, 17h30

Site oficial: www.olhardecinema.com.br.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Ana Carolina Caldas