Rio de Janeiro

para assistir

Papo na Laje: rede de mulheres empreendedoras impulsiona economia criativa em Maricá (RJ)

Episódio desta quinta (30) conversa com Thaisa Muniz e Ju Brasil sobre os desafios do empreender para mulheres

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Rede Colmeia já impactou mais de 7 mil mulheres com cursos, encontros, feiras e capacitações em Maricá - Camila Rodrigues

Os desafios das mulheres no empreendedorismo popular é o tema do programa de TV Papo na Laje que vai ao ar nesta quinta-feira (30). Em Maricá, na região metropolitana do Rio, uma rede de mulheres fortalece a economia criativa há seis anos. A Rede Colmeia é um coletivo de pequenas empresas comandadas por mulheres da cidade.

A rede tem foco no desenvolvimento feminino, moda, empreendedorismo, cultura, gastronomia e economia solidária. Além de dar visibilidade às mulheres empreendedoras com feiras, e oferecer cursos e capacitações. Uma das convidadas do episódio é a fundadora da Rede Colmeia Thaisa Muniz.

“O empreender da mulher é completamente diferente, mais desafiador. Então criamos essa rede que funciona como uma cama elástica, você entra e dependendo do momento pode ficar quietinha, dar um impulso, ou uma pirueta que a rede vai devolver esse movimento com saltos cada vez mais altos”, disse Thaisa.

Ela contou que a rede busca amenizar a sobrecarga e a cobrança que as mulheres sofrem ao empreender. Ao mesmo tempo que projeta, a rede também protege as mulheres. “Nosso papel é ser a pessoa que apoia os caminhos. A gente vê mulheres sobrecarregadas hoje por isso, porque se ela não fizer por ela, ninguém vai fazer. O empreendedorismo não precisa ser solitário”, defende.

Outra convidada é a consultora de negócios para pessoas empreendedoras Ju Brasil. Ela atua como mentora, ajudando profissionais a desenvolverem seus trabalhos de maneira mais sustentável e alinhada com seus propósitos.

“A paciência e o foco são muito importantes para o empreendedorismo, a gente precisa estudar para ter habilidade de se comunicar, criar um modelo de negócios, estudar sobre o nosso dinheiro”, comentou Ju. Outro tema abordado no episódio foi solidão e a saúde mental. 

“Temos que questionar o lugar solitário que o empreendedorismo coloca as pessoas. Quando a gente tem um espaço para conversa, para contar experiências, talvez alguém tenha uma solução para um problema que eu não pensei, apresente outra perspectiva”, finaliza.

Assista

Papo na Laje

Papo na Laje é um programa de TV que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. A cada novo episódio a apresentadora Dani Câmara recebe dois convidados que compartilham experiências sobre temas de interesse da juventude e da classe trabalhadora.  

A quarta temporada do programa conta com a parceria da Incubadora de Inovação Social em Cultura de Maricá, um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), junto à Secretaria Municipal de Cultura e ao Instituto Brasil Social (IBS).

Edição: Vivian Virissimo