Rio de Janeiro

agenda cultural

RJ: Encontro de povos de terreiro ocupa região da Pequena África com programação gratuita

Encerramento no domingo (2) será com um grande cortejo em homenagem ao Dia de Iemanjá

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Encontro que reúne povos de terreiro chega a 2ª edição no Rio - Freepik

O Encontro de Povos de Terreiro no Rio de Janeiro começou nesta quarta-feira (29) na região da Pequena África, espaço sagrado para as religiões de matriz africana na zona portuária. Com uma programação totalmente gratuita, o evento celebra a cultura afro-pindorâmica e traz como tema “A força da mulher ancestral”.

Ao longo do encontro serão apresentadas palestras e rodas de conversa com temáticas relevantes sobre a Umbanda e a Africanidade. Dentro da programação deste ano serão abordadas reflexões sobre o matriarcado, sustentabilidade, diversidade de gênero e ancestralidade.

Com enfoque majoritariamente feminino, a edição traz nomes como Mãe Flávia Pinto, Elaine Marcelina, Sol Shakur, Iyá Luciana Carneiro, Janamô e Mãe Sara Pinheiro, também dirigente da União Umbandista, Luz, Caridade e Amor (ÚNICA). Reconhecido como um dos grandes estudiosos das religiões de matriz africana, o professor Luiz Antônio Simas entra como único representante masculino da programação.

"Nossa cultura e identidade preta e indígena sofreram muito apagamento com as imposições do colonizador. É de primeira ordem mostrar que Exu não é diabo, que banho de erva não é bruxaria. É necessário reverenciar e celebrar a beleza da nossa ancestralidade e suas tradições, perpetuando o que os negros e os povos originários deixaram marcados na nossa sociedade”, sintetiza Mãe Sara.

Em sua 2ª edição, o conta com rodas de conversa, apresentações de dança, música e teatro, oficinas, culinária, feira de artesanato e um espaço de recreação para crianças, possibilitando a ida das mães com seus filhos.

A programação está dividida entre o Centro Cultural da UNICA (CCU) e o espaço Sacadura 154. No encerramento, domingo (2), Dia de Iemanjá, o evento entra no circuito de cortejo em homenagem Iemanjá com os Filhos de Gandhi.

Confira a programação nas redes sociais:

 

Edição: Clívia Mesquita