CULTURA NEGRA

Espetáculo 'O Lanceirinho Negro' leva letramento racial para praças e parques de Porto Alegre

Baseada no livro de Angela Xavier, a peça tem entrada gratuita e aborda ancestralidade, resistência e identidade negra

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A peça teatral é apresentada pela Trupi di Trapu - Divulgação/Juliette Bavaresco

Praças e parques de Porto Alegre (RS) vão se tornar palcos de teatro entre 23 e 26 de janeiro. Com entrada gratuita, o espetáculo infantojuvenil O Lanceirinho Negro levará cultura, história e letramento racial para os baixinhos da capital gaúcha.

Inspirada no livro homônimo da escritora Angela Xavier, a peça traz à tona histórias de luta e resistência dos Lanceiros Negros durante a Revolução Farroupilha, promovendo reflexões sobre ancestralidade e fortalecimento identitário.

O espetáculo, rico em sonoridades e elementos da cultura afro-gaúcha, utiliza recursos como atabaques, samba de roda e arquétipos dos orixás para envolver crianças e adolescentes em uma narrativa poética e educativa.

A peça teatral é apresentada pela Trupi di Trapu e contemplada pelo último Edital de Produção Artística do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte). A produção também marca os 17 anos do coletivo.

A montagem é dirigida por Mayura Matos. No elenco, estão Anderson Gonçalves, Bruno Fernandes, Jane Oliveira e Yannikson (no papel do Lanceirinho). Ketelin Oliveira integra o grupo, com a interpretação de libras.

Resgate da ancestralidade, cultura e identidade negra

Símbolos de coragem e resiliência, os personagens conectam vivências contemporâneas com a memória dos Lanceiros Negros.  Além da valorização histórica, a encenação destaca a importância do protagonismo negro, explorando temas como identidade e combate ao racismo por meio de jogos, músicas e brincadeiras afrorreferenciadas. A montagem propõe promover o diálogo entre gerações, fortalecendo o orgulho das raízes culturais negras.


Inspirada no livro homônimo da escritora Angela Xavier, a peça traz à tona histórias de luta e resistência dos Lanceiros Negros durante a Revolução Farroupilha / Divulgação/Juliette Bavaresco

Com o projeto, a Trupi di Trapu busca se colocar em um lugar de acolhimento com as infâncias negras, se propondo ao resgate da memória heróica negra com grande relevância histórico-sociocultural e também de prospecção de lugares heróicos, positivos e de identificação para as novas gerações.

Serviço

Espetáculo infantojuvenil O Lanceirinho Negro, com a Trupi di Trapu

Direção: Mayura Mattos

Datas:

Quinta-feira (23), às 17h - Esplanada da Restinga, estrada João Antônio da Silveira, 2359

Sábado (25), à 10h30min – Chocolatão | Biblioteca, avenida Loureiro da Silva, 445, Centro Histórico

Domingo (26), às 16h – Redenção | Perto da Cancha de Bocha

Entrada gratuita

Classificação Indicativa: livre


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Vivian Virissimo