Começa nesta segunda-feira (20) a Mostra Rural de Cinema, que chega à sua 3ª edição passando por comunidades camponesas de Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Por quatro noites, até a quinta-feira (23), haverá sessões de cinema gratuitas e ao ar livre nas comunidades de Borracha, Angélicas, Murupé e Trigueiros com exibição de curtas-metragens dirigidos por cineastas pernambucanos. Além das sessões, as comunidades também podem participar de oficinas formativas em audiovisual.
Com o objetivo de democratizar o acesso à arte, celebrar o cinema pernambucano e formar e sensibilizar novos públicos para o cinema, a Mostra Rural exibirá oito curtas produzidos no interior de Pernambuco. Os filmes e os respectivos municípios de origem são: Ciranda Feiticeira (Itamaracá), Pedro e Inácio (Nazaré da Mata), Rei da Ciranda Pesada (Carpina), Quebra Panela (Condado), O Homem da Mata (Condado), Na Boca da Noite à Barra do Dia (Condado), O Crochê que me deu (Macaparana) e Noé da Ciranda (Surubim).
A curadoria da mostra é do diretor Caio Dornelas, idealizador também da Mostra Canavial de Cinema e do Curso Engenho de Imagens. Desejando também incentivar a criatividade local, o evento promoverá nas quatro comunidades a oficina "O Mundo e o Minuto", para estimular a criação audiovisual através de celulares. A atividade será conduzida por Mila Nascimento, vídeomaker, cineasta formada na UFPE e educadora. As atividades serão realizadas no Núcleo de Assistência Social de cada distrito rural.
A 3ª Mostra Rural e a citada oficina audiovisual são custeadas com verbas públicas federais, através da Lei Paulo Gustavo, e repassadas pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura.
Programação:
Segunda-feira (20), às 19h
Comunidade rural da Borracha (em frente à Igreja Nsa. Sra. de Fátima)
Terça-feira (21), às 19h
Comunidade rural das Angélicas (Rua José Francisco Melo, em frente ao campo)
Quarta-feira (22), às 19h
Comunidade rural de Murupé (Rua do Cruzeiro)
Quinta-feira (23), às 19h
Comunidade rural de Trigueiros (Praça Central)
Fonte: BdF Pernambuco
Edição: Vinícius Sobreira