Saúde e tecnologia

Três apps para monitorar o SUS e um projeto de memória digital para ficar de olho em 2025

Brasil de Fato compilou iniciativas lançadas neste fim de ano e que ampliam o controle social e o acesso à informação

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Novos apps se somam a soluções digitais que já facilitam a vida da população, como o Meu SUS Digital - Divulgação / Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde encerra 2024 com o lançamento de uma série de iniciativas para dar acesso à informação, facilitar a estruturação de dados e criar condições mais transparentes e unificadas para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).   

Atualmente, a população já conta com o aplicativo Meu SUS Digital, que funciona como uma porta de entrada para os serviços. A ferramenta permite acompanhamento de histórico clínico, acesso a carteira de vacinação digital e marcação de consultas, entre outras funcionalidades. 

Nesta semana, três novos aplicativos se somaram à rede de controle virtual da saúde pública. Eles ampliam o controle social de investimentos federais, estaduais e municipais, o acompanhamento da vacinação e a otimização do trabalho de profissionais do setor. 

O Brasil de Fato compilou essas iniciativas para facilitar o acesso da população e trazer mais informações sobre o tema. Na lista, está também uma política de preservação da memória, prevista para 2025 e que une saúde e cultura.

Saiba para onde vai o dinheiro 

Entre as ferramentas lançadas nos últimos dias está o MonitoraSUS, para acompanhamento da aplicação dos recursos destinados à saúde em níveis municipal, estadual e federal. 

O app está disponível para Android, iOS e tem uma versão para web para computadores. Voltado para a população e para gestores e gestoras da saúde, ele torna possível monitorar quando, quanto e como os recursos são utilizados.  

Com objetivo de promover a transparência e o controle social dos investimentos no SUS, a plataforma facilita o acesso aos dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops).   

Por dentro da imunização 

Para acompanhamento da distribuição de vacinas no país, o ministério lançou um Painel Interativo com dados da distribuição de imunizantes. Por meio da ferramenta, a população acessa detalhes sobre número de doses de todos os tipos de vacinas aplicadas em território nacional. 

O painel organiza as informações por estado, tipo de imunizante e período. Também permite a visualização por filtros como períodos mensais e categorias de imunobiológicos. 

Para quem trabalha na saúde 

O Painel e-SUS APS é uma ferramenta gratuita voltada para profissionais de saúde e gestão. Ela é integrada a bases de dados locais e reúne informações sociodemográficas, cadastrais e de pacientes com doenças crônicas, por exemplo. 

Desenvolvido em parceria com a Fiocruz, o painel permite o monitoramento de dados populacionais e de saúde na atenção primária. A ferramenta foi testada em municípios-piloto, com bons resultados em cidades de até 500 mil habitantes.  

Memória e cultura 

O Ministério da Saúde e a Fundação Biblioteca Nacional firmaram um Acordo de Cooperação Técnica que prevê a criação de uma Biblioteca Virtual temática sobre emergências sanitárias e climáticas. 

Ela se insere no contexto de uma parceria ainda mais ampla entre as duas instituições, que tem o compromisso de estabelecer políticas para memória e disseminação de informações e ações educativas e culturais. 

O acordo também estabelece a criação de uma exposição de longa duração sobre a covid-19, com base em pesquisas iconográficas, arquivísticas e bibliográficas. 

Edição: Thalita Pires