Primeira vereadora eleita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio de Janeiro, Maíra do MST (PT) terá uma diplomação popular no Quilombo da Gamboa, na zona portuária, nesta quarta-feira (18), às 18h.
A historiadora de 29 anos foi eleita na esteira da renovação política que marcou a disputa municipal. O evento vai reafirmar, junto ao povo e os movimentos sociais, o compromisso do mandato no combate à fome, com a alimentação saudável e a reforma agrária.
"O MST tem uma série de ferramentas – cozinhas comunitárias, horas solidárias – que podem contribuir tanto para a organização popular como para matar a fome", disse ao Brasil de Fato após ser eleita com 14.667 votos.
Maíra é professora e historiadora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), militante do Levante Popular da Juventude e do Movimento Brasil Popular. A jovem foi a única vereadora eleita pelo MST em uma capital.
"A luta por segurança alimentar está na pauta da cidade. São 2 milhões de pessoas em insegurança alimentar, e 500 mil com fome. Vamos trabalhar para construir políticas que combatam a fome, que garantam cozinhas solidárias, refeições nas escolas e alimentos saudáveis nas mesas das famílias cariocas, hortas e a retomada dos Restaurantes Populares. É possível combater a fome com comida de verdade, valorizando a agroecologia", defende Maíra.
No estado do Rio, também foram eleitos com apoio do MST o prefeito de Maricá Washington Quaquá (PT), e os vereadores Pedro Henrique (PDT) em Conceição de Macabu, e Vaguinho (PT) em Paraty. O movimento apoiou cerca de 700 candidaturas comprometidas com as pautas da reforma agrária popular, espalhadas em 12 partidos.
A deputada estadual Marina do MST (PT) comemorou a vitória de uma representante do movimento na Câmara e disse que vai alinhar esforços com o novo mandato para continuar dando voz e vez aos movimentos sociais e populares.
“Eleger a primeira vereadora Sem Terra na cidade do Rio foi motivo de grande alegria para nós do MST, especialmente para mim, que agora terei uma grande parceira de luta na Câmara Municipal. Queremos avançar em políticas públicas de combate à fome, tanto no estado quanto no município", disse a deputada.
Cerimônia
A cerimônia oficial de diplomação dos candidatos eleitos também acontece na quarta (18), às 11h. Desta vez, o evento será no Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal, e não no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Com a diplomação, os eleitos se habilitam ao exercício do mandato para o qual se candidataram no pleito de 2024.
Na capital, serão diplomados o prefeito Eduardo Paes e o vice Eduardo Cavaliere, ambos do PSD, além dos 51 vereadores que vão compor a Câmara do Rio nos próximos quatro anos. A solenidade é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito e está apto a tomar posse no cargo.
O evento será transmitido ao vivo nos canais da Rio TV Câmara e do TRE-RJ no YouTube.
Edição: Clívia Mesquita