Na noite deste domingo (15), o ator Marcos Palmeira reafirmou a importância de narrativas como a da novela Renascer, que conta a história de produtores de cacau na Bahia, serem transmitidas na televisão, bem como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estar no horário nobre da TV.
“Muito feliz de poder estar aqui em 2024 contando essa história da Bahia, falando desse cacau que continua na luta, desse pequeno agricultor que ainda luta por espaço. Uma novela que colocou o MST no horário das 21h, entendeu?”, colocou o ator.
A fala foi após a novela da TV Globo vencer a categoria “Novela do Ano” no prêmio “Melhores do Ano 2024”, transmitido neste domingo, de forma simultânea pelas emissoras Globo e SBT, uma vez que a programação contou com uma homenagem a Silvio Santos.
Em setembro, o Brasil de Fato lançou no YouTube, o documentário Terra Vista, que retrata a produção de cacau pelo MST na região. Produzido em parceria com a Universidade da Califórnia, Santa Barbara (UCS), o filme conta a história de camponeses do Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), que reflorestaram uma antiga fazenda degradada e, por meio da agroecologia, tornaram-se uma alternativa ao modelo hegemônico da produção desse fruto no Brasil.
Atualmente, 55 famílias, em uma área de 904 hectares, estão envolvidas na produção de cacau e chocolate, que se destaca pela cadeia produtiva limpa, bem como pela abordagem agroflorestal e pela preservação ecológica. De 2000 até agora, a comunidade recuperou 92% da mata ciliar do Rio Aliança e 80% de suas nascentes.
Assista:
Edição: Geisa Marques