Rio de Janeiro

OPINIÃO

A urgente necessidade de renovação política em Queimados (RJ)

Queimados precisa repensar prioridades e buscar soluções que coloquem as necessidades da população no centro do debate

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Município de Queimados (RJ) - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O município de Queimados, na Baixada Fluminense, é uma cidade que há tempos luta para superar o estigma de ser apenas uma "cidade dormitório" e violenta. É um município que combina diversidade cultural com desafios históricos enfrentando problemas como infraestrutura precária, altos índices de desigualdade social e carência de políticas públicas consistentes. Por isso a cidade precisa repensar prioridades e buscar soluções que coloquem as necessidades da população no centro do debate.

A Câmara de Queimados é dominada por forças políticas conservadoras, onde o diálogo sobre pautas progressistas muitas vezes encontra resistência. O Legislativo precisa refletir as demandas reais da população: educação, cultura e inclusão social não podem ser bandeiras secundárias. São prioridades para o desenvolvimento do município.

Nesse cenário, são fundamentais a ampliação do acesso à educação pública, a criação de políticas culturais inclusivas e o fortalecimento da assistência psicossocial para famílias vulneráveis. Esses compromissos ecoam as demandas de uma cidade que busca alternativas às políticas conservadoras que historicamente dominaram a Câmara.

É fundamental um diálogo mais amplo e inclusivo na Câmara Municipal, para transformá-lo em um lugar de luta por justiça social e igualdade. Esse será o desafio do meu mandato.

* Professor Castelano é vereador eleito de Queimados pelo PT, fundador de pré-vestibular social que oferece preparação gratuita para o ENEM, e da Geladeira Literária, que promove o acesso à leitura na cidade.

** Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a linha editorial do Brasil do Fato.

Edição: Vivian Virissimo