Rio de Janeiro

maricá filmes

Papo na Laje estreia em catálogo da primeira plataforma pública de streaming no Brasil

'Nova janela para o conteúdo audiovisual', afirma coordenadora da Maricá Filmes Ana Rosa Tendler

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Maricá Filmes disponibiliza todas as temporadas de Papo na Laje - Camila Rodrigues

Primeira plataforma pública de streaming no Brasil, a Maricá Filmes ainda vai completar um ano no ar e já conta com um vasto catálogo de mais de cem obras do audiovisual disponíveis para assistir de forma gratuita e de qualquer lugar. A iniciativa reúne curtas, médias e longas-metragens, que destacam a diversidade do país em suas linguagens para o público adulto e infantil. 

Um deles é o Papo na Laje, programa de TV sobre experiências de protagonismo da juventude, idealizado e produzido pelo Brasil de Fato RJ. A terceira temporada do programa estreou no catálogo da Maricá Filmes em dezembro, dividindo espaço no acervo ao lado clássicos como Tempos Modernos (Charles Chaplin, 1936), além de produções independentes e regionais.

A coordenadora da Maricá Filmes, Ana Rosa Tendler, define a iniciativa como “nova janela para o audiovisual”. Ela ressalta que a seleção das obras leva em consideração a qualidade e o conteúdo social. Em poucos meses, a plataforma já acumula cerca de 4 mil usuários cadastrados. Com Papo na Laje, a expectativa é atingir o público jovem. 

“Fizemos até agora um excelente trabalho de oferecimento de uma nova janela para o conteúdo audiovisual que tem uma grande dificuldade em sua distribuição e alcance no grande público. É ótimo ter o Papo na Laje na plataforma, visto que estamos buscando alcance no público mais jovem”, afirma a cineasta.

Como assistir

A Maricá Filmes é uma plataforma de streaming, ou seja, é uma forma de distribuição digital que permite assistir vídeos em tempo real do aplicativo no celular, notebook ou smart TV. O aplicativo traz um catálogo repleto de atrações gratuitas, disponível para sistemas Android e IOS e também pode ser acessado no site www.maricafilmes.com.br por meio de um cadastro. 

A iniciativa da prefeitura é uma encomenda tecnológica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Cultura. Fernando Velloso, coordenador executivo do Papo na Laje, conta que a expectativa é que episódios inéditos da quarta temporada sejam disponibilizados semanalmente na plataforma.

"Apesar de Papo na Laje ser gravado majoritariamente em lajes de favela e espaços de periferia, temos a pretensão de dialogar com outras juventudes, para além do Rio de Janeiro, na região sudeste, por todo Brasil, pela América Latina. Estamos trabalhando para isso", diz Velloso.

Papo na Laje

Lançado em 2021, o programa de TV Papo na Laje reúne jovens de diferentes favelas e periferias do Rio de Janeiro para debater assuntos relevantes do dia a dia da sociedade e da classe trabalhadora. 

A terceira e a quarta temporada contam com a parceria da Incubadora de Inovação Social em Cultura de Maricá, um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), junto à Secretaria Municipal de Cultura e ao Instituto Brasil Social (IBS). 

Cada episódio recebeu convidados que compartilham experiências sobre temas como políticas públicascineclubismopalhaçariateatroturismo ecológicocultura hip-hopdança afrostandy-up comedyalfabetização de jovens e adultosalimentação saudávelmeio ambiente, entre muitos outros de interesse da juventude. A próxima temporada tem previsão de estreia em janeiro.

Edição: Vivian Virissimo