O programa Papo na Laje, produzido pelo Brasil de Fato RJ, sobre experiências de protagonismo da juventude das favelas e periferias do Rio de Janeiro, agora faz parte da programação da TV Universitária (TVU) do Recife, vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A primeira emissora educativa do Brasil tem mais de 50 anos de história e integra a rede pública de televisão.
A TVU, ou “canal 11”, como é conhecida pelos pernambucanos, vai exibir o Papo na Laje toda sexta-feira, às 18h. Cada episódio recebe convidados que compartilham experiências sobre temas como políticas públicas, cineclubismo, palhaçaria, teatro, turismo ecológico, cultura hip-hop, dança afro, standy-up comedy, alfabetização de jovens e adultos, alimentação saudável, meio ambiente, entre muitos outros de interesse da juventude.
Nas redes sociais, a TVU celebrou a parceria destacando que o programa evidencia as ações e os sonhos que movimentam esses jovens através da produção audiovisual.
Para Augusto César Dantas, coordenador de programação da TVU Recife, o Papo na Laje dialoga com o público e os valores da emissora. Ele também relembra a importante trajetória da TVU na defesa de uma sociedade democrática, que atravessou o período da ditadura e segue como princípio até hoje.
"O que a gente mais procura são conteúdos que, além de contribuir com essa tradição, ajudem nossa programação a ser mais inclusiva e participativa. E o Papo na Laje vai muito nesse caminho, a gente valoriza esse espaço de diálogo com protagonismo comunitário e periférico, nos ajuda a quebrar um paradigma de que o conhecimento e as soluções para os problemas da sociedade não estão apenas dentro das universidades e instituições, além de estimular que a gente reforce nossas articulações locais para a produção de conteúdos feitos por comunicadores comunitários e periféricos", afirma.
Um dos destaques da terceira temporada, que a TVU exibe completa, é o episódio com jovens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Eles desconstruíram mitos sobre a luta pela terra e a reforma agrária.
Já no último episódio desta temporada a apresentadora Dani Câmara trocou uma ideia com os idealizadores da Torre Verde da Rocinha sobre economia circular e sustentabilidade nas favelas. Em agosto, a estrutura de 11 metros foi desmontada por falta de recursos, o que reforça a necessidade de dar visibilidade a essas iniciativas.
Fernado Velloso, coordenador executivo do Papo na Laje, considera que a parceria com a TVU é mais um passo na direção de consolidar o programa como espaço de protagonismo da juventude, não só do Rio de Janeiro como de todo Brasil. Ele afirma que o projeto tem potencial de ultrapassar fronteiras e dialogar também com as juventudes latino-americanas.
"Agora também teremos os episódios exibidos na TVU Recife, importante parceiro de uma TV Pública que permitirá que façamos o diálogo com a juventude periférica não só de Recife, mas de todo nordeste brasileiro. Para nós é da maior importância, pois é nossa intenção de já consolidarmos o Papo na Laje como um programa que dialoga com a juventude de todo Brasil. O Papo na Laje traz esse potencial e tem esse desafio de dialogar com os jovens de todo Brasil, e quem sabe, ser um canal de diálogo da juventude da América Latina", prospecta Velloso.
A TVU Recife pode ser sintonizada na região metropolitana do Recife, no canal 11, e também na internet. Assista ao vivo neste link. Além do Papo na Laje, a TVU também já exibe na sua programação as produções do Brasil de Fato Bem Viver, que aborda saúde, alimentação saudável e agroecologia, e o programa semanal sobre temas políticos Tempero da Notícia.
Maricá Filmes
O programa sobre juventude periférica idealizado e construído pelo Brasil de Fato RJ também está disponível no canal do Youtube, na TVT em São Paulo (toda sexta, às 21h) e no catálogo da plataforma de streaming Maricá Filmes, que fomenta o audiovisual brasileiro e as produções locais. A primeira plataforma de streaming pública e gratuita do país inclui uma variedade de produtos audiovisuais que destacam a diversidade do Brasil e suas linguagens.
A terceira temporada do Papo na Laje contou com a parceria da Incubadora de Inovação Social em Cultura de Maricá, um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), junto à Secretaria Municipal de Cultura e ao Instituto Brasil Social (IBS).
Edição: Vivian Virissimo