Financiado pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) e pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi-RS), o Teatro Bancários RS - Sala Multicultural será uma nova sala de espetáculos na capital gaúcha.
O lançamento do projeto será realizado na terça-feira (3), às 18h30, com apresentação de Katia Suman e do espetáculo pocket de Hique Gomes e Dunia Elias, no auditório da Fetrafi-RS, onde será construído o teatro (Rua Fernando Machado, 820 - Centro Histórico). A entrada é franca.
“Esse novo espaço representa um alento no contexto dos prejuízos causados pelas enchentes ao setor cultural, inclusive com a perda de equipamentos importantes como o Teatro Renascença, da prefeitura, que está fechado em razão dos danos causados pela enchente. Também representa para a população em geral uma possibilidade de acesso a espetáculos de excelência e qualidade com ingressos populares”, explica Vitor Ortiz, produtor cultural responsável pelo projeto junto à Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
O teatro terá capacidade para até 330 espectadores, com poltronas móveis, adaptáveis a qualquer tipo de palco (italiano ou arena). Vai possuir também camarins, equipamentos de som, luz e projeção e implantação de revestimento e acústica. As obras terão início em janeiro de 2025 e devem se estender até outubro do mesmo ano.
“A cultura está, certamente, entre as formas mais potentes de construção de consciência, de transformação da sociedade em algo melhor. E, para nós do SindBancários, que já temos um cinema vivo há mais de uma década, termos agora essa oportunidade de construir um teatro é realizar mais um sonho”, comemora Luciano Feztner, presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.
As apresentações já estão garantidas. A primeira programação já está aprovada na Lei Rouanet, o Festival Teatro dos Bancários - Cena Sul-Americana. E a nova sala já foi colocada à disposição para receber as programações dos principais festivais de dança e teatro já existentes no estado, como o Palco Giratório SESC, o Porto Alegre em Cena e o Porto Verão Alegre.
“Os bancários sempre tiveram uma relação muito forte com a cultura, pois compreendem que ela também é um instrumento de transformação social. Para a Fetrafi é muito importante poder agora contribuir com um novo espaço no Rio Grande do Sul para apresentações artísticas”, fala Juberlei Bacelo, diretor de comunicação da Fetrafi-RS.
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko