Esquenta WOW

Salvador recebe Festival Mulheres do Mundo neste fim de semana

Evento tem entrada gratuita na Casa Rosa, no Rio Vermelho, a partir das 10h deste sábado (30)

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Edição será realizada pela primeira vez na Bahia e conta com parceria de diferentes coletivos locais - Divulgação

A capital baiana foi escolhida para receber, neste sábado (30), o Esquenta WOW, um dos encontros que antecedem o Festival Mulheres do Mundo (WOW) Rio, evento que tem o objetivo de fornecer um espaço seguro e aberto para refletir sobre questões que afetam a vida das mulheres. No Brasil, ele é realizado pela Redes da Maré desde 2018.

Com o tema "Vozes de Mulheres que Ecoam em seus Territórios", a edição do Esquenta WOW Salvador acontecerá na Casa Rosa, no bairro do Rio Vermelho, e tem entrada gratuita. A ideia é reunir coletivos e instituições de mulheres engajadas na luta por igualdade de direitos. Dona Dalva Damiana de Freitas, fundadora do Samba de Roda Suerdieck e integrante da Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte, será homenageada.

Eliana Sousa Silva, fundadora da Redes da Maré e curadora do Festival Mulheres do Mundo no Brasil, destaca que a edição do Esquenta WOW em Salvador  representa mais uma oportunidade de ampliar a mobilização para o Festival WOW, promovendo articulação com outros territórios e enriquecendo o debate sobre temas essenciais para a saúde, o bem-estar e o direito das mulheres.

"Levar o Esquenta WOW a Salvador, uma cidade cheia de representatividade, e no mês da consciência negra, é um marco e uma oportunidade de poder evidenciar e reunir as vozes locais e suas potencialidades. Buscamos reunir integrantes de movimentos, coletivos e instituições de mulheres engajadas na luta por igualdade de direitos para discutir temas como o acesso à saúde e ao bem viver, a importância da preservação da memória, educação, além de homenagear mulheres que são exemplos vivos de resistência em seus territórios. Vamos reunir empreendedoras locais, realizar oficinas e rodas de conversas para fomentar essa troca entre as mulheres de diferentes partes da cidade", reforça Eliana.


Eliana Sousa Silva, fundadora da Redes da Maré e curadora do Festival Mulheres do Mundo no Brasil / Divulgação

Saúde, direito à memória e bem-estar das mulheres

Com rodas de conversa, oficinas, feira de empreendedorismo, shows e performances, o evento promete fomentar encontros especiais e inspiradores. Saúde reprodutiva e direito à educação estão entre os temas que serão debatidos pelos grupos presentes no encontro. Entre os coletivos que participarão das atividades estão instituições como o Instituto Odara, Bahia Street, Instituto da Mulher Negra - Mãe Hilda Jitolu e Banda Didá.

A programação do Esquenta WOW Salvador será dividida ao longo dos dois dias e pretende mobilizar mulheres de toda a cidade. No primeiro dia (29), o espaço será reservado para a troca de experiências entre coletivos e organizações de mulheres. Esse também será um espaço para conhecer, dialogar e trocar experiências com algumas instituições apoiadoras. Já no dia 30, o evento será aberto ao público, com toda sua programação voltada a reverenciar o legado ancestral e homenagear mulheres que são exemplos vivos de sabedoria e resistência em seu território.

A programação completa está disponível no site do evento.

Fonte: BdF Bahia

Edição: Gabriela Amorim