Começa nesta quinta-feira (28) a segunda edição da Mostra de Inovação Cultural e Artística de Maricá (MICA Maricá). O encontro ocorre até domingo (1°) com uma programação que reúne mostra competitiva de curta-metragem, exibição de filmes, debates e workshops. A abertura do evento ocorre nesta noite no Cine Henfil com a exibição do filme “Malês”, de Antônio Pitanga. A obra que recria a Revolta dos Malês é uma produção original da Maricá Filmes.
Ao longo de quatro dias, o evento promete uma imersão em cultura, conhecimento e diversão a partir do cinema, games, indústria do carnaval e trocas de conhecimento com profissionais do audiovisual.
“A MICA Maricá 2024 é um espaço de conexões, um convite à criatividade e a experiências inovadoras. É o momento em que apresentamos ao público, principalmente à população maricaense, as produções desenvolvidas na Incubadora”, destaca Mariana Figueiredo, gerente-geral da Incubadora de Inovação Social em Cultura.
:: Cineclubes democratizam formação crítica e impulsionam talentos na Baixada Fluminense::
Além da exibição de filmes, no auditório do Cine Henfil serão realizados seminários e palestras abordando temas como as formas de distribuição e exibição de filmes, realidade virtual na era dos metaversos e indústria do carnaval e sustentabilidade.
No espaço, também serão exibidas as diferentes mostras do cinema: na Mostra MICA, curtas-metragens produzidos por estudantes de diferentes estados do país concorrem a prêmios e apresentam suas produções para o grande público; na Mostra Incuba Cine, o público será o júri, escolhendo seus filmes favoritos entre as produções dos desenvolvedores da Incubadora de Inovação Social em Cultura; na Mostra Universos Brilhantes, filmes que estão sendo exibidos nas telonas estarão disponíveis no cinema público de Maricá. Grandes produções como “Wicked” e “A Arca de Noé” estão entre os longas confirmados.
Rodas de conversa
Além das mostras, o evento conta também com um espaço destinado a rodas de conversa com produtores e realizadores da Maricá Filmes para tratar de temas como exibição e distribuições de filmes e séries.
Entre os participantes do “Conversas do Stand” de domingo (1°) está Fernado Velloso, coordenador executivo do programa “Papo na Laje”. A produção audiovisual, que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro, é realizada pelo Brasil de Fato RJ. O programa passou a integrar o catálogo da Maricá Filmes.
“A plataforma de streaming Maricá Filmes é uma plataforma pública e gratuita, disponibilizada para o público a partir de qualquer lugar do mundo por meio de um ponto de internet. 'Papo na Laje' possui atualmente uma parceria com o IBS (Instituto Brasil Social), a Incubadora de Cultura, e o ICTIM (Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá). Com esse apoio, temas da cultura das juventudes de periferias e da própria cidade de Maricá podem ser debatidos e publicizados para o público. Ter essa plataforma pública e gratuita é da maior importância”, afirma Velloso.
:: Nova edição impressa do Brasil de Fato RJ repercute indiciamento de Bolsonaro e legado do G20::
A MICA Maricá é uma ação da Incubadora de Inovação Social em Cultura, projeto da Prefeitura de Maricá, realizado em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS).
O evento ocorre de quinta-feira (28) a domingo (1°), das 13h30 às 20h30, no Cine Henfil, localizado na Rua Alferes Gomes, n.º 390, Centro — Maricá–RJ.
Confira a programação das rodas de conversa:
PAINEL CINEMA: Novas formas de distribuição e exibição
29 de novembro (sexta-feira)
Horário: 13h30
Participantes: Mariana Genescá (Produtora audiovisual), Rodrigo Diaz (Produtora audiovisual), Clementino Junior (Cineasta) e Ellen Francisco (Produtora audiovisual).
CONVERSAS NO STAND
29 de novembro (sexta-feira)
Horário: 15h
Participante: Sinai Sganzerla - Os filmes clássicos da plataforma
30 de novembro (sábado)
SF Finanças
Horário: 15h
Participante: Ad Junior
Os originais da Maricá Filmes
Horário: 17h
Participante: Fernando Mamari
1° de dezembro
Papo na Laje
Horário: 15h
Participante: Fernando Velloso
A programação completa do evento está disponível aqui.
Edição: Jaqueline Deister