Rio de Janeiro

literatura

Projeto 'Letras Femininas da Literatura' apresenta leituras dramatizadas de contos de grandes escritoras brasileiras no Rio

Projeto de valorização da literatura reúne atrizes Lucélia Santos, Elisa Lucinda e Cristina Pereira

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A leitura dramatizada e performática dos textos será realizada pelas renomadas atrizes - Divulgação

Com a participação de Lucélia Santos, Elisa Lucinda e Cristina Pereira, o projeto “Letras Femininas da Literatura” realizará, em três apresentações, leituras dramatizadas de contos de grandes escritoras brasileiras nos dias 27 e 28 de novembro (quarta e quinta) e também no próximo dia 13 de dezembro.

O projeto faz um percurso de 100 anos de literatura brasileira, apresentando contos de Julia Lopes de Almeida, contemporânea de Machado de Assis e de Taís Espírito Santo, jovem escritora do subúrbio do Rio de Janeiro. Também passa pelas obras de Ana Cristina Cesar, Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus, Olga Savary, Edla Van Steen, Eliane Potiguara, Tânia Jamardo Faillace, Dinah Silveira de Queiroz, Adélia Prado e Lygia Fagundes Telles.

A leitura dramatizada e performática dos textos será realizada pelas atrizes Lucélia Santos, Cristina Pereira e Sura Berditchevsky; pela poetisa e atriz Elisa Lucinda; por Giulia Marinho, atriz e diretora de cinema do Vidigal; e pelo ator, cineasta e idealizador do projeto Rogerio Cavalcante e Castro.

Rogerio Cavalcante e Castro ressalta que além de valorizar a produção literária feminina brasileira, o projeto visa também contribuir para a formação de novos leitores.

“É um trabalho que reafirma a grande capacidade da escrita feminina no Brasil através dos tempos. Um valor do nosso imaginário literário que fica além do gênero mas também o põe no lugar mais nobre da arte feminina. Contudo a literatura também pede para ser ordinária, cotidiana e presente no dia a dia", destaca.

"É essa força necessária que reivindica essas apresentações tão educativas e tão urgentes do lugar da mulher em nossa sociedade. E isso deve ser ensinado aos homens. E se faz mais gigante quando se une a arte da interpretação, seja no palco ou na tv”, complementa.

As apresentações gratuitas acontecerão em Irajá (Biblioteca João do Rio) e no Centro do Rio, na Biblioteca Maria Firmina dos Reis (localizada no prédio da Prefeitura) e no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), na Cinelândia.

O projeto foi contemplado pelo edital Viva o Talento, da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo do governo federal.

Outras informações podem ser obtidas pelo perfil no Instagram: https://www.instagram.com/poetica.marginal/ 



Serviço

27/11/24 (quarta), 15h: Biblioteca João do Rio (Av. Monsenhor Félix, nº 512 – Irajá)
28/11/24 (quinta), 15h: Biblioteca Maria Firmina dos Reis (R. Afonso Cavalcanti, nº 455 – Prefeitura - Cidade Nova)
13/12/24 (sexta),18h: Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF (Av. Rio Branco, nº 241 – Cinelândia)
obs.: o elenco de cada apresentação será confirmado em nossas redes sociais.
 

Escritoras e respectivos contos:

- Adélia Prado (Sem enfeite nenhum)
- Ana Cristina César (Correspondência completa)
- Carolina Maria de Jesus (vários textos)
- Clarice Lispector (Uma galinha)
- Dinah Silveira de Queiroz (A moralista)
- Edla Van Steen (Intimidade)
- Eliane Potiguara (vários textos)
- Júlia Lopes de Almeida (A caolha)
- Lygia Fagundes Telles (Venha ver o por do sol)
- Olga Savary (King Kong x Mona Lisa)
- Taís Espírito Santo (Quando parei de mandar beijos)
- Tânia Jamardo Faillace (A porca)

Edição: Vivian Virissimo