Audiovisual

Projeto Afrourbana promove festa de arrecadação para produção audiovisual focada no público negro e LGBTQIA+ em Porto Alegre

Evento acontecerá neste domingo (24), a partir das 15h, na Casa de eventos JB no bairro Navegantes

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
O projeto Afrourbana pretende transformar as histórias da população negra e queer de Porto Alegre em uma série para o TikTok - Foto: Divulgação

O Afrourbana, iniciativa para empoderar a população negra e LGBTQIA+ de Porto Alegre, realizará neste domingo (24) uma festa para arrecadação de recursos para financiar sua produção audiovisual. Evento acontecerá na Casa de eventos JB (Av. Brasil, 1096 - Navegantes, Porto Alegre/RS), a partir das 15h.

De acordo com os organizadores, o evento nasce de um esforço coletivo e voluntário para tirar o projeto do papel. Contará com apresentações de companhias de dança, shows de rap e sets de DJ, além de uma batalha de rima. Todo o valor arrecadado será destinado à produção da série e ao pagamento dos artistas.

O projeto Afrourbana (@afrourbana) pretende transformar as histórias da população negra e queer de Porto Alegre em uma série para o TikTok. A websérie que pretende retratar as dinâmicas da diversidade preta e LGBTQIA+ no contexto urbano do município terá episódios de até três minutos. Idealizada pelo ator, diretor e produtor Hilton Oliveira, a iniciativa também contará com uma festa de arrecadação, uma série de oficinas para capacitar jovens talentos e um laboratório criativo para desenvolver projetos culturais.

“Será um grande desafio realizar uma série focada no TikTok, mas faz parte da inovação que estamos propondo neste projeto. Queremos ocupar mais espaços a partir do nosso olhar sobre a cena urbana de Porto Alegre”, destaca Oliveira, que atuará como produtor executivo e ator da série. Segundo ele, o objetivo é que a população negra e LGBTQIA+ daqui consiga se ver nessa série, fazer parte dela de alguma forma e se inspirar para criar mais a partir dela. 

Além da série, o projeto pretende expandir a sua atuação com o AfrourbanaLab, um espaço colaborativo dedicado ao desenvolvimento de projetos criativos, além de oficinas que capacitarão novos talentos da cidade em áreas como atuação para cinema, produção audiovisual, organização de eventos e empreendedorismo na indústria criativa.

A produção tem previsão de gravação para janeiro e distribuição no primeiro trimestre de 2025. 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko