REFORMA AGRÁRIA

Encontro dos amigos do MST acontece neste domingo (24) na grande BH; evento é aberto ao público

Evento acontecerá no acampamento Zequinha Nunes, em São Joaquim de Bicas, com festival cultural

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Haverá uma vivência agroecológica, com a apresentação das áreas produtivas do Acampamento Zequinha Nunes - Foto:

Para comemorar a inauguração da cozinha solidária da regional metropolitana Milton Freitas, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza, neste domingo (24), um encontro de amigos e amigas. O evento, aberto ao público, acontecerá no acampamento Zequinha Nunes, em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Como parte da comemoração, o encontro, que vai de 8h30 às 17h, contará com um ato de inauguração da cozinha, apresentações culturais e feira agroecológica com toda a diversidade de produtos da reforma agrária. 

Além disso, haverá uma vivência agroecológica, com a apresentação das áreas produtivas do Acampamento Zequinha Nunes, como os Sistemas Agroflorestais (SAFs) e o aviário, organizadas em unidades de segurança alimentar.  

O movimento garante também o transporte até o acampamento, que sairá do Armazém do Campo BH, na Avenida Augusto de Lima, nº 2136, às 7h. O domingo será também repleto de cultura, com apresentação do grupo musical Mina Flor, a partir das 15h30.   

Importância do encontro

O evento terá participação de associações de catadores, atendidas pelo projeto mãos solidárias do MST, que constrói, dentre outras ações, a cozinha solidária em parceria com a Associação Dos Catadores De Papelão e Material Reaproveitável (Asmare). 

Para Priscila Araújo, integrante do MST, o encontro de amigos é uma ação importante, já que possibilita que a população da cidade conheça a maneira com que o movimento se organiza e produz.

“É uma aproximação do campo e da cidade, de quem está recebendo os nossos alimentos com quem os produz, nosso povo acampado”, ressalta Priscila.

Confira a programação completa:

7h: Saída do Armazém do Campo BH 

8:30h: Chegada e café da manhã 

9:30 h: Mística

10h: Missa e Ato de inauguração da Cozinha Solidária Regional

11h: vivência Agroecológica 

12:30h: Almoço 

13:00 às 17:00h: Apresentações Culturais 

Feira Agroecológica durante todo o dia 

Para mais informações sobre o transporte, acesse a página do MST no Instagram.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Lucas Wilker