O Complexo do Alemão, na zona Norte do Rio, se transformará no sábado (30), das 10h às 21h, em um polo de celebração cultural e troca de saberes favelados com a 17ª edição do "Circulando – Diálogo e Comunicação na Favela".
O evento anual é promovido pelo Instituto Raízes em Movimento desde 2017 e reúne uma ampla diversidade de atores culturais e produtores de comunicação. As atividades ocorrem na rua Sebastião de Carvalho, 36, na sede da Escola Quilombista Dandara de Palmares, parceira nessa edição.
A proposta é realizar uma diversidade de atividades que ressaltam a cultura local e promoção de diálogos fundamentais para a favela. O retorno do Mutirão de Graffiti é um dos destaques do evento.
A programação inclui também rodas de diálogo, exposição de artes, dança, batalhas de MC’s com a Roda Cultural da ZN. No encerramento, arte e poesia com o já tradicional “Sarau da Zilda”, dessa vez realizado em parceria com o Leopoldina Hip-Hop.
Serviço
Circulando – Diálogo e Comunicação Na Favela
Data: 30 de novembro de 2024
Horário: 10h às 21h
Local: Rua Sebastião de Carvalho, 36 – Ramos (Complexo do Alemão)
Programação
10h - Roda de Diálogo “Comunicação Comunitária é Saúde”: Espaço organizado em parceria com a Fiocruz, para apresentar o mapeamento sobre comunicação comunitária na AP3.1 realizado por um grupo de pesquisadoras e comunicadores populares.
10h - Roda da Diálogo “Urbanização Ambiental”: Espaço reservado para o projeto UrbanizAÇÃO promover mais uma roda de conversa com moradores(as) e reunir informações para anexar ao nosso Plano de Ação Popular do CPX e incidir em políticas políticas urbanísticas para o território.
A partir das 10h - Mutirão de Graffiti: Durante todo o dia, o Circulando receberá artistas de rua para um mutirão de graffiti, que promete colorir as paredes da Itararé com arte urbana.
A partir das 10h - Exposição "Santidades", de Jefferson Seon: Primeira exposição individual do artista Jefferson Seon, "Santidade" trará pinturas que mesclam spray, tinta acrílica, tinta a óleo e caneta Posca, explorando temas como cultura local e resiliência. A obra reflete a vida no Complexo do Alemão, com o desejo de tornar a arte acessível e próxima do público.
15h - Projeto Street Flow: desde 2015, o grupo Street Flow tem levado danças urbanas para crianças e jovens do Complexo do Alemão e arredores, oferecendo aulas gratuitas e promovendo inclusão social.
15h - Os Siderais: é uma fanfarra de funk, rock, jazz e regional. O grupo tem como convicção que a solução para a exclusão cultural é a ocupação artística das ruas e praças da cidade, feita com amor, respeito e generosidade.
16h - Roda Cultural da ZN: Espaço de apresentações culturais para celebrar a cultura da Zona Norte e fortalecer as raízes artísticas do local. A Roda Cultural da ZN tem o trabalho e preocupação de levar a arte, cultura e conhecimento através da poesia e batalhas de MC’s, promovendo shows com artistas independentes.
19h - Sarau da Zilda: Sarau quilombista e favelado, liderado por Zilda Chaves, mulher preta de 66 anos, matriarca do Complexo do Alemão. Este sarau oferece um espaço de cura e acolhimento para a comunidade, valorizando a cultura negra e popular.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Vivian Virissimo