Rio de Janeiro

comunicação popular

Brasil de Fato RJ volta a circular mensalmente em versão impressa

Exemplares serão distribuídos gratuitamente em locais de grande circulação da população trabalhadora

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Brasil de Fato RJ tem o objetivo de dialogar com quem faz o Rio de Janeiro “acontecer” - Jaqueline Deister/Brasil de Fato

Depois de um tempo sem circular em sua versão impressa periódica, o Brasil de Fato RJ retomou a distribuição gratuita de exemplares nos principais pontos de circulação de trabalhadores na capital e região metropolitana do Rio de Janeiro. Com oito páginas, o jornal terá uma edição mensal com a proposta de discutir temas essenciais para a população fluminense. 

A reportagem principal desta edição traz um balanço das eleições municipais no estado. Assim como no cenário nacional, o Rio de Janeiro viu a influência da direita e da extrema-direita crescer nas prefeituras. O jornal também publica perfis de dois vereadores eleitos para a Câmara do Rio representam a renovação nos quadros da esquerda carioca: Maíra do MST (PT) e Rick Azevedo (Psol) 

O tabloide aborda ainda o racismo no futebol, com uma análise do contexto vivido pelo jogador Vini Jr. na Espanha. Outra reportagem descreve os principais temas defendido pelo governo Lula no G20 Social. Na editoria de cultura, uma matéria repercute a programação da Feira Literária de Maricá

Clique aqui para ler a edição digital.

 

Jornalismo popular

Rodrigo Marcelino, coordenador político do jornal Brasil de Fato RJ, explica que, desde a fundação do veículo em 2013, a publicação sempre almejou fazer um jornalismo popular, com objetivo de dialogar com quem faz o Rio de Janeiro “acontecer”. Por isso, os locais de distribuição escolhidos são estratégicos para que o jornal alcance a população trabalhadora.

“Queremos falar com quem batalha para ganhar a vida, que luta para garantir os boletos pagos, as contas em dia para cuidar da casa”, explica. “Desde o início, sempre preferimos por dialogar com o povão. As reportagens e as entrevistas, a forma de redação do texto, as fotos, as editorias, enfim, tudo é feito pensando em como comunicar com uma visão popular dos fatos”, completa.


Brasil de Fato volta a ser distribuídos nas ruas do Rio de Janeiro; periodicidade será mensal / Reprodução

Ao longo desse período sem a publicação impressa, o Brasil de Fato RJ seguiu produzindo notícias em seu site e nas redes sociais. Além disso, o veículo também integra a produção do programa de TV Papo na Laje. O programa valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro.

História

Lançado no dia 1º de Maio de 2013, Dia do Trabalhador, o jornal completou 11 anos em 2024. O Rio de Janeiro foi o primeiro a ter jornal em versão tabloide com a marca Brasil de Fato, desde que se encerrou a versão nacional em formato standart, que circulou de 2003 a 2013.

Em março, o jornal recebeu a Medalha Tiradentes, maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), uma homenagem aprovada a partir de projeto de autoria original da deputada estadual Marina do MST (PT).
 

Edição: Vivian Virissimo