debate

Seminário no Grande Bom Jardim debate trabalho decente e saúde mental para a juventude

O evento busca integrar organizações da sociedade civil, gestores públicos e a rede local da comunidade

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O seminário também proporcionará um importante debate sobre o tema "Trabalho Decente e Saúde Mental", com a presença de representantes de diversas instituições. - Foto: Divulgação

O Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), em Fortaleza (CE), realiza nesta sexta-feira (8) o seminário Proteção das Juventudes: Políticas Públicas de Trabalho Decente e Saúde Mental. Com objetivo de desenvolver estratégias de prevenção ao adoecimento mental e a promoção de condições adequadas de trabalho para as juventudes da região, o evento busca integrar organizações da sociedade civil, gestores públicos e a rede local da comunidade.

Para Ingrid Rabelo, Assistente Social do CDVHS, o seminário é uma oportunidade estratégica para abordar os desafios mais urgentes enfrentados pela juventude do bairro Grande Bom Jardim. "Este seminário é um momento fundamental para discutirmos o que realmente impacta a vida dos jovens no Grande Bom Jardim, especialmente em relação ao trabalho decente e à saúde mental", aponta.

A assistente social ressalta ainda que o principal objetivo é buscar soluções coletivas e integrar as políticas públicas de diferentes áreas, criando um ambiente escolar e social que seja verdadeiramente protetor e que ofereça condições dignas para os jovens, e destaca a atuação intersetorial, a valorização dos educadores e o cuidado com a saúde mental como pilares essenciais para garantir que as juventudes tenham a oportunidade de viver e estudar com qualidade e segurança.

Construído dentro da programação da Semana Cada Vida Importa, o seminário acontece de forma gratuita na EEM Dona Júlia Alves Pessoa, das 13h às 17h. Ainda dentro da programação do evento, será lançada a primeira cartilha de recomendações para o fortalecimento da escola como espaço de proteção juvenil, prevenção e combate à violência, documento fruto da pesquisa Repercussões da violência no Grande Bom Jardim sob a perspectiva de estudantes de escolas públicas de Ensino Médio: vitimização, percepções sobre segurança e repercussões educacionais, realizada em 2023 em parceria com o Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violências e Produção de Subjetividades (Vieses) e o Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC, e traz uma série de diretrizes voltadas à melhoria das condições escolares e à proteção das juventudes no Grande Bom Jardim.

Entre as principais recomendações estão a atuação intersetorial para a prevenção e o combate à violência nos territórios urbanos e nas escolas, a melhoria das condições estruturais das escolas, com ênfase em alimentação de qualidade e espaços adequados para convivência, além da promoção e cuidado em saúde mental para as juventudes, especialmente em contextos de violência. A cartilha destaca ainda a necessidade de valorização profissional, com o cuidado psicossocial e a formação permanente de trabalhadores/as da educação. Na ocasião também será lançada a nota técnica do Cedeca-CE, intitulada Infância e Adolescência – análise integrada das políticas públicas do Ceará e de Fortaleza.

O seminário também proporcionará um importante debate sobre o tema "Trabalho Decente e Saúde Mental", com a presença de representantes de diversas instituições, como a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), o Programa Integrado de Redução da Violência (PREVIO), a Casa da Juventude Cearense (CAJU), a Secretaria do Trabalho do Estado do Ceará, o Movimento de Saúde Mental Comunitária, a Secretaria Municipal de Educação e o Fórum de Escolas do Grande Bom Jardim, além do Vieses.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Camila Garcia