A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) acontece até o próximo domingo (10) na orla do Parque Nanci, maior parque ao ar livre da cidade. Com palestras, rodas de conversa e shows, o evento recebe convidados especiais, entre escritores premiados, artistas e pesquisadores, para um bate-papo com o público, além de atividades voltadas para adultos e crianças.
O baiano Itamar Vieira Júnior marcou presença da abertura numa roda de conversa sobre histórias de luta e ancestralidade. Um dos maiores sucessos da literatura brasileira das últimas décadas, o romance “Torto Arado” foi traduzido em mais de 20 países. A cultura africana também foi representada pela presença de outros convidados, como os angolanos José Eduardo Agualusa e Ondjaki e o português Valter Hugo Mãe.
Nos próximos dias, o espaço de debate “Papo Flim” ainda recebe escritores renomados como Ailton Krenak e Conceição Evaristo; o filósofo Clóvis de Barros Filho; os professores, Luiz Antônio Simas e Eliane Potiguara; a cantora Vanessa da Mata e o rapper MV Bill.
Leia mais: Festival de Cinema Chinês começa nesta segunda-feira (4) no Rio
Simas participa nesta sexta-feira (8) da conversa “Que roda de samba é essa?”. “É maravilhoso ver como a cidade vivencia o encontro. Estarei lá falando sobre festas brasileiras, sobre a nossa capacidade de festejar, de reconstruir a vida como uma experiência coletiva a partir dos grandes folgueiros populares que envolvem o Carnaval, os festejos da cultura popular de uma forma geral, o ciclo do Natal, o ciclo junino”, conta.
“O Beto sem Braço [Laudeni Casemiro], grande compositor do Império Serrano, dizia que o que espanta a miséria é festa. Será uma alegria estar mais uma vez com o pessoal de Maricá nesse encontro”, completa Simas. Durante o evento, estandes estão vendendo livros com preços acessíveis.
Homenagem
A Flimzinha, com atividades especiais para os pequenos dentro da FLIM, faz homenagem ao cartunista Ziraldo, que faleceu em abril deste ano. O artista criou personagens que atravessam gerações em obras como “Um menino maluquinho”, “O saci pererê e o folclore brasileiro”, “Uma cor que não se encaixa no arco-íris”, entre outros.
No último domingo (3), a programação incluiu uma mesa com a diretora do Instituto Ziraldo, Adriana Lins, sobrinha do desenhista, e os cartunistas Aroeira e Miguel Paiva. “Maricá é uma cidade modelo. É um oásis de democracia dentro desse nosso estado e valoriza demais a cultura e a educação. Participei de uma mesa homenageando o Ziraldo, no ano da sua morte e poucos dias depois do seu aniversário. Para mim foi uma forte emoção”, disse Paiva.
Mumbuca Literária
Durante o evento estão sendo distribuídos vouchers no valor de 200 mumbucas para a compra de livros. Ao todo, serão beneficiados mais de 30 mil alunos da rede municipal, 9 mil estudantes do ensino superior que integram o programa Passaporte Universitário, além de professores e servidores da rede pública de ensino.
O Mumbuca Literária foi batizado em referência à moeda social de Maricá. A iniciativa totaliza um investimento de R$ 12 milhões. “Nenhuma feira no Brasil tem tanto volume de livros que chegam às mãos das crianças e dos estudantes”, afirma o secretário de Educação, Marcio Jardim.
Programação
Quarta-feira (6)
FLIMZINHA
9h30 - Contadora de histórias (Michelle Bittencourt)
14h30 - Contação de histórias (Lucia Fidalgo)
ARENA
15h - Palestra Clóvis de Barros
18h - Roda de Conversa “Entre Sabores e Palavras: Raízes de África” com Ondjaki, Ailton Krenak e Chef João Diamente.
Quinta-feira (7)
FLIMZINHA
9h30 - Brincantar
14h30 - Apresentação musical Wandinha
ARENA
18h - Roda de Conversa “Raízes Ancestrais” com Eliane Potiguara, Sinara Rubia e Antonio Carlos Costa.
Sexta-feira (8)
FLIMZINHA
9h30 - Teatro Lambe-Lambe Trio de Três
14h30 - Apresentação musical Naruto
ARENA
18h - Roda de Conversa “Que história de samba é essa?” com Luiz Antônio Simas e Roberta Sá. Mediação de Flávia Oliveira.
Sábado (9)
FLIMZINHA
9h30 - Apresentação musical Barbie, o Filme
14h30 - Mangueira do Amanhã
16h30 - Show da Luna
ARENA
16h - Talk show “Entre versos e melodias” com Vanessa da Mata. Entrevistador: Maurício Pacheco.
18h - Roda de conversa “Fé, Justiça Social e Direitos Humanos” com Bruno Paes Manso, Felipe Eugênio e Jandira Feghali. Mediação: Stepan Nercessian.
Domingo (10)
FLIMZINHA
9h30 - Show Violúdico
14h30 - Ih, Contei!
ARENA
17h - Roda de conversa “Literatura nas páginas e nas telas” com Estevão Ribeiro, MV Bill e Conceição Evaristo. Mediação: Sonia Rodrigues.
Edição: Jaqueline Deister