GRANDE EXPEDIENTE

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia cozinhas solidárias que atuaram nas enchentes

De autoria do deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), solenidade acontecerá na tarde desta quarta-feira (6)

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
O deputado também destaca o papel de movimentos populares como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) na distribuição de alimentos e na mão de obra para o preparo das marmitas - Foto: Rafa Dotti

Responsáveis por garantir alimentação e suporte a milhares de famílias atingidas pelo maior desastre climático socioambiental do Rio Grande do Sul, as cozinhas comunitárias e solidárias serão homenageadas durante sessão da Assembleia Legislativa. De autoria do deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), o reconhecimento acontecerá nesta quarta-feira (6), no Grande Expediente da sessão plenária.

Conforme pontua o parlamentar, as cozinhas comunitárias e solidárias, formadas por voluntários, movimentos populares e organizações de base, foram responsáveis por garantir alimentação e suporte a milhares de famílias atingidas pelas fortes chuvas que provocaram desastres em várias regiões do estado. “Essas cozinhas representaram a solidariedade gaúcha em sua forma mais genuína, oferecendo acolhimento e comida quente para quem mais precisava, em um dos momentos mais difíceis da nossa história”, afirma. 


“Essas cozinhas representaram a solidariedade gaúcha em sua forma mais genuína”, afirma Adão Pretto Filho / Foto: Paulo Roberto Silva

Para Pretto, a homenagem vai além do reconhecimento imediato e serve como forma de demonstrar gratidão do Parlamento gaúcho para com as cozinhas. “É uma forma de agradecer a todos que, com esforço coletivo, ajudaram a alimentar e a confortar famílias que perderam tudo. Essas cozinhas não só distribuíram comida, elas distribuíram esperança. Precisamos valorizar quem fez essa diferença na vida de tantas pessoas e também lutar por mais políticas públicas que fortaleçam iniciativas como essas.”

O deputado também destaca o papel de movimentos populares como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) na distribuição de alimentos e na mão de obra para o preparo das marmitas. Assim como a atuação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pelo envio de mais de 52 mil cestas básicas para os atingidos pela tragédia.

A homenagem às cozinhas começa a partir das 13h, com recepção do deputado Adão Pretto Filho no Salão Júlio de Castilhos. Na sequência, às 14h, acontece o Grande Expediente, no plenário da Assembleia Legislativa.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko