De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado no dia 20 de novembro.
As provas serão aplicadas nos dois próximos domingos, dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, o exame vai contemplar as disciplinas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia será a vez dos testes de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Candidatos e candidatas podem acessar informações sobre data, hora e local de prova no cartão de confirmação de inscrição. O documento está disponível na Página do Participante, que tem login por meio da plataforma gov.br.
O resultado final do Enem 2024 está previsto para ser divulgado no dia 13 de janeiro de 2025. O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Universidades privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, bem como algumas instituições de Portugal que têm convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.
Não se esqueça
Para fazer a prova é preciso apresentar documento oficial com foto, a exemplo do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Este ano, o Enem vai aceitar também documentos digitais. Nessa lista estão o RG Digital, Carteira de Identidade Nacional (CNI), o e-Título de eleitor e a CNH digital, mas é preciso que eles sejam apresentados nos aplicativos oficiais.
Como há várias opções de comprovação de identidade, não há mais a possibilidade de apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.) nos casos de perda de documentos físicos. A organização do Enem também recomenda que candidatos e candidatas levem o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dois dias de prova.*
Objetos como celulares, relógios e outros aparelhos eletrônicos devem ser guardados no envelope porta-objetos fornecido pela chefia de cada sala. É proibido qualquer tipo de comunicação com outros candidatos e candidatas durante a prova.
Também não é permitido o registro fotográfico ou audiovisual de nenhum material referente à prova. Quem descumprir as determinações não poderá concluir o exame. Não registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame.
Edição: Nathallia Fonseca