Tabuleiro

Câmara: Podemos anuncia apoio a Hugo Motta em corrida pela sucessão de Lira; jogo ganha velocidade

Disputa fermentou após eleições, mas segue sob interrogações; PT deve anunciar candidato

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Hugo Motta (PB) é líder da bancada do Republicanos e teve candidatura oficialmente lançada na terça (29) - Mario Agra / Câmara dos Deputados

Passado o segundo turno das eleições municipais, a eleição para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara dos Deputados ganhou velocidade nesta semana, com diferentes costuras políticas entre lideranças e bancadas da Casa. As tratativas avançaram e, aos poucos, têm dado maior definição ao tabuleiro. Nesta quarta-feira (30), o Podemos anunciou que apoiará o deputado Hugo Motta (PB), líder do Republicanos na Câmara e nome oficial de Lira na corrida, segundo anunciado pelo pepista na terça (29).

Segundo afirmou a presidente do partido, deputada federal Renata Abreu (Republicanos-SP), a sigla se decidiu pelo apoio por unanimidade. O Podemos conta com 14 parlamentares na Câmara, enquanto o Republicanos possui 44. Além dos dois partidos, Motta aglutina atualmente em torno de si o apoio do PP, o que faz com que o deputado tenha uma média de 108 parlamentares. As três legendas jogam no campo da direita liberal, tendo em seus quadros alguns deputados mais e outros menos conservadores.

A escolha do novo presidente, que deverá comandar a Casa entre 2025 e o início de 2027, só ocorre em fevereiro, mas as articulações vão ganhando força conforme o ano legislativo vai chegando ao fim. O PT, por exemplo, ainda não anunciou oficialmente qual candidato apoiará, mas, nos bastidores, projeta-se que a sigla deverá se aliar a Hugo Motta. O anúncio oficial tende a sair ainda nesta quarta (30) ou nesta quinta (31). Lideranças do partido se reúnem com Motta na Câmara desde o início da noite.

Até o momento, a corrida pelo posto tem três candidatos. Além do líder do Republicanos, estão no páreo o líder da bancada do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e o deputado Antônio Brito (PSD-BA), que já lançaram suas candidaturas. Por ter o poder de bater o martelo sobre a agenda de votações da Câmara e por estar na terceira posição da linha sucessória da Presidência da República, o cargo de presidente da Casa é um dos mais cobiçados do mundo do poder.

No pleito em que os deputados elegem um novo presidente, são escolhidos também os demais membros da mesa diretora da Câmara, cujos cargos são os de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário. Cada uma das consultas ocorre de forma avulsa.

Edição: Martina Medina