No estado do Rio de Janeiro, apenas os municípios de Niterói, na região metropolitana e Petrópolis, na região serrana, terão segundo turno neste domingo (27).
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), 410.032 eleitores de Niterói e 245.177 de Petrópolis vão às urnas eleger os novos prefeitos, em segundo turno. As eleições acontecem das 8h às 17h, nos mesmos locais de votação que funcionaram no primeiro turno.
Os eleitores que não votaram no primeiro turno e estão com o título de eleitor regular devem votar obrigatoriamente. A Justiça Eleitoral recomenda que essas pessoas consultem no site do TRE-RJ a lista com todos os locais de votação nessas cidades para verificar se houve alguma alteração em relação ao último pleito de 2022.
Leia mais: O que esperam as mães de escola pública dessas eleições municipais?
No segundo turno, o eleitor vota apenas para o cargo de prefeito, mas para não errar na votação, a Justiça Eleitoral recomenda que todos levem uma “colinha” com o número do candidato em quem pretende votar. A “colinha” deve ser levada em papel, porque o uso de aparelhos eletrônicos na cabina de votação é proibido por lei.
Documento necessário
No dia da eleição, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de habilitação ou e-Título (desde que tenha foto). Mesmo aqueles que serão identificados por biometria devem levar um documento com foto.
Embora o título de eleitor não seja obrigatório, ele facilita a localização da seção eleitoral. Quem preferir pode baixar o e-Título, disponível no "Google Play" e na "App Store", para obter a versão digital do documento. A emissão do e-Título estará disponível apenas até a véspera da eleição, dia 26 de outubro.
Transporte coletivo e gratuito
Assim como aconteceu no primeiro turno, a suspensão das tarifas para os serviços de transporte coletivo também valerá para o dia 27 de outubro, data do segundo turno. A isenção inclui ônibus comuns, serviços municipais, intermunicipais e barcas. Os itinerários estão disponíveis no site do TRE-RJ.
*Com informações do TRE-RJ
Edição: Jaqueline Deister