Rio de Janeiro

DE OLHO NO FUTURO

No Rio, festival sobre sustentabilidade nas favelas amplia debate acerca da saúde coletiva

Evento reuniu mais de mil moradores de favelas no último sábado (19) no bairro da Lapa

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Apresentação do projeto “Saúde na Favela numa Perspectiva Antirracista” durante o Festival Favela Sustentável: Favela no Centro das Soluções - Foto: divulgação

Pensar saúde coletiva, justiça climática e economia solidária para as favelas são desafios que precisam estar cada vez mais presentes nos debates sobre o futuro dos territórios. No último dia 19, o bairro da Lapa, na região central do Rio de Janeiro, foi palco da primeira edição do “Festival Favela Sustentável: Favela no Centro das Soluções”. 

O evento reuniu mais de mil moradores de diversas favelas do Rio e contou com cerca de 98 atividades entre apresentações culturais, rodas de conversas, exposições, oficinas manuais para adultos e crianças, cineclube, além de stands, feira e oficinas de economia solidária.  

Saúde na favela

O Movimento Negro Unificado (MNU) do Rio de Janeiro participou do festival com o tema “saúde na favela”, a partir da experiência do projeto “Saúde na Favela numa Perspectiva Antirracista” desenvolvido em parceria com a Coordenação da Cooperação Social da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A cartilha é o principal material do projeto e está dividida em sete temas que abordam uma perspectiva social e racial para uma saúde sem violência.

A iniciativa esteve presente em diversas favelas do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense ao longo do ano de 2023 e formou centenas de promotores populares de saúde antirracista.

Leia mais: Mapa Virtual reúne mais de 500 ações populares em prol do SUS no Brasil

O encontro no festival contou com a presença de lideranças históricas das lutas por direitos humanos, equidade e gênero em favelas e foi marcado por uma roda de conversa, a exibição de um documentário sobre o projeto e a distribuição de cartilhas.

De acordo com o MNU, as próximas oficinas de formação de promotores populares de saúde antirracista acontecerão nas favelas de Vila Cruzeiro, Rocinha, Manguinhos, Jacarezinho, Vila Aliança, Mangueirinha e Cidade Alta. Os interessados podem acompanhar o Instagram do MNU carioca para mais informações.

O "Festival Favela Sustentável: Favela no Centro das Soluções” é uma iniciativa da Rede Favela Sustentável, criada pelas Comunidades Catalisadoras (ComCat), uma articulação comunitária composta por moradores e lideranças de favelas do Rio de Janeiro, para promover ações de sustentabilidade nas comunidades.
 

Edição: Jaqueline Deister