Ouça e Assista

Tempero da Notícia: apagão em São Paulo é tema central das campanhas de Boulos e Nunes

O jornalista Afonso Bezerra substitui Rodrigo Vianna nos comentários dos acontecimentos políticos desta semana

Nesta semana, o jornalista Afonso Bezerra substitui Rodrigo Vianna na apresentação do Tempero da Notícia. - Márcio Martins

O apagão que atingiu mais de 3 milhões de pessoas em São Paulo na semana passada ainda é o grande tema das campanhas de Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol), candidatos que disputam o segundo turno das eleições para a prefeitura da capital.

E a ausência de Nunes no debate desta semana organizado pela Rede TV, em parceria com o UOL e o jornal Folha de S.Paulo também entrou na conta da pressão que o atual prefeito sofrem em relação à falta de luz na cidade.

:: Apagão em São Paulo expõe omissão de Ricardo Nunes e levanta debate sobre privatizações ::

Nunes tem sido acusado pelo psolista de abandono da zeladoria da cidade e falta de atitude ao tratar e responsabilizar a concessionária que opera o sistema de distribuição da capital, a Enel.

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Afonso Bezerra, que substitui Rodrigo Vianna nesta semana.

Lula embarca nas eleições

Após um primeiro turno mais discreto, o presidente Lula (PT) decidiu participar mais ativamente das campanhas municipais de petistas e aliados em diversas cidades do país. Mesmo em locais onde o petista não tem agenda definida, como no caso de Belo Horizonte (MG), o presidente revelou seu apoio.

Nesse caso, Lula aposta no atual prefeito, Fuad Noman (PSD), que concorre contra o bolsonarista Bruno Engler (PL). Apesar de ter perdido o primeiro turno, agora Noman tem 58% das intenções de voto, contra 41% de Engler.

:: Em Natal, primeiro debate do 2º turno tem troca de acusações sobre fake news e compra de votos ::

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) foi uma das escolhidas por Lula para intensificar apoio neste segundo turno. O presidente esteve em Natal e subiu no palanque da deputada, que disputa a prefeitura de Natal contra Paulinho Freire (União Brasil). Freire aparece na liderança das pesquisas, com 52,2% das intenções de voto, à frente de Natália Bonavides (PT), que tem 45,9%. 

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o ex-presidente Jair Bolsonaro, que vê o cerco se fechar e pode ter pedido de prisão decretado após o segundo turno das eleições municipais. 

A PGR afirma ter encontrado indícios das intenções de Bolsonaro com os atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram e depredaram os prédios dos três Poderes em Brasília.

O Procurador Geral da República, Paulo Gonet enviou documentações ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal – responsável por inquéritos dos atos golpistas – com informações que reforçam o vínculo de Bolsonaro com o 8 de janeiro.

Segundo Gonet, o ex-presidente está diretamente envolvido com o vandalismo que causou mais de R$ 26 milhões em prejuízos ao governo federal.

Cafezinho

O Cafezinho desta semana vai para a atriz Fernanda Montenegro, que completou 95 anos na última quarta-feira, 16 de outubro. Montenegro é, para muitos, a maior atriz brasileira, consagrada por seus trabalhos no teatro e no cinema.

:: 'Ainda Estou Aqui': Fernanda Torres é premiada pelo Critics Choice Award ::

Protagonista de um dos maiores filmes nacionais, Central do Brasil, do Walter Salles, que levou a atriz à disputa do Oscar, Montenegro pode ver sua filha, Fernanda Torres disputar o mesmo prêmio, dessa vez por Ainda Estou Aqui, outra obra de Salles. Montenegro, inclusive, também participa do filme.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

Edição: José Eduardo Bernardes