Nesta quinta-feira (17), a cidade do Rio de Janeiro ganhará mais uma iniciativa de combate à insegurança alimentar. Com sede no bairro de Santa Teresa, a Cozinha Solidária Raízes do Brasil também busca fomentar a conexão entre o campo e a cidade, aproximando as famílias camponesas das urbanas.
A inauguração da cozinha solidária ocorrerá a partir das 10h, na sede do Espaço Raízes. Segundo o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), responsável pelo projeto junto à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), “a iniciativa representa um marco no fortalecimento das comunidades locais, oferecendo alimentos saudáveis e promovendo a saúde e a agroecologia.”
“A cozinha solidária funcionará como um espaço de acolhimento e produção de refeições, reforçando o direito à alimentação como um elemento central na luta por justiça social”, destaca o MPA.
A proposta se insere em um contexto mais amplo de políticas públicas voltadas à segurança alimentar, especialmente com o Projeto de Lei (PL) 2920/2023, que institui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Cozinha Solidária.
A expectativa do MPA e da Fiocruz é que a Cozinha Solidária Raízes do Brasil seja uma ação concreta em prol da segurança alimentar e nutricional.
O evento de inauguração nesta quinta-feira contará com a presença de representantes do MPA, da Fiocruz, de lideranças comunitárias, movimentos sociais e representantes parlamentares engajados na luta por uma alimentação saudável.
Serviço
Cozinha Solidária Raízes do Brasil
Data: 17 de outubro
Horário: 10h
Local: Espaço Raízes do Brasil
Endereço: Rua Áurea, 80, Santa Teresa – Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister