Nesta quarta-feira (15), será publicada a primeira matéria do Projeto Mulheres da Terra, realizado pelo Centro de Comunicação Democracia e Cidadania da Universidade Federal da Bahia, com apoio do Brasil de Fato Bahia e do Grupo de Pesquisa GeografAR - Geografia dos Assentamentos na Área Rural.
O Projeto Mulheres da Terra é uma coletânea de matérias que visa registrar e compartilhar as histórias de mulheres que atuam na liderança de comunidades tradicionais, em especial, de territórios quilombolas, pesqueiros, indígenas, de fundo e fecho de pasto e terreiros de candomblé na Bahia. Ele surge com o objetivo de valorizar as histórias de mulheres que atuam como verdadeiras guardiãs de suas comunidades e que, há gerações, preservam tradições culturais, espirituais e de resistência no território.
O propósito central do projeto é reverberar o protagonismo dessas mulheres na luta pela preservação de seus territórios e na manutenção da memória coletiva. Em um contexto de invisibilização histórica, o projeto se propõe a reconhecer essas trajetórias enquanto ainda estão em vida, rompendo a tradição de homenagear tais lideranças apenas postumamente.
Ao destacar a atuação dessas mulheres, a iniciativa não apenas celebra suas contribuições fundamentais para a resistência e preservação cultural, mas também oferece um registro duradouro de suas vivências, assegurando que suas histórias permaneçam acessíveis às futuras gerações.
Fonte: BdF Bahia
Edição: Gabriela Amorim