Onze capitais brasileiras elegeram prefeitos em primeiro turno nas eleições deste domingo (6). Em apenas um deles, Teresina (PI), o eleito não é atual chefe do Executivo. Ainda assim, Silvio Mendes (UB) é ex-prefeito da capital piauiense, com eleições em 2004 e 2010. Os demais foram reeleitos e habilitados para mais quatro anos de mandato.
Seis deles estão na região Nordeste: João Henrique Caldas, o JHC (PL), em Maceió; Bruno Reis (União Brasil), em Salvador; Eduardo Braide (PSD), em São Luís; Cícero Lucena (PP), em João Pessoa; João Campos (PSB), no Recife e Silvio Mendes (UB) em Teresina.
Também foram eleitos Eduardo Paes (PSD), no Rio de Janeiro; e Lorenzo Pazolini (Republicanos), em Vitória, na região Sudeste. No Norte, foram reeleitos Dr. Furlan (MDB), em Macapá; e Arthur Henrique (MDB), em Boa Vista. No sul, Topázio Neto (PSD) foi reeleito em Florianópolis.
Boa Vista
Com 75,18% dos votos válidos, Arthur Henrique (MDB) foi reeleito para comandar a prefeitura de Boa Vista. A segunda colocada, Catarina Guerra (União Brasil) ficou com 22,81%.
João Pessoa
Com um placar apertado, o atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), obteve 49,16% dos votos válidos e garantiu a vitória no primeiro turno. Ele foi seguido pelo ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL), que registrou 21,77% dos votos.
Macapá
Entre as capitais, Dr. Furlan (MDB) foi o candidato com maior percentual de votos no primeiro turno, tendo alcançado 85% da preferência dos eleitores. Diante da alta aprovação do atual prefeito, os demais candidatos dividiram baixos percentuais: Paulo Lemos (Psol), ficou com 9,80%, seguido por Aline Gurgel (Republicanos), com 3,70%.
Maceió
JHC, em Maceió, recebeu 82,25% dos votos válidos. Rafael Brito (MDB), principal adversário do candidato do PL, conquistou 12,74% da preferência dos eleitores.
O prefeito reeleito de Maceió chegou ao PL em 2022, tendo deixado o PSB nas eleições presidenciais daquele ano para apoiar Jair Bolsonaro. JHC também conta com o apoio de Arthur Lira (PP), atual presidente da Câmara dos Deputados, e um dos nomes fortes da política alagoana.
Recife
Na capital pernambucana, João Campos recebeu ampla aprovação, com 78,11%. Em segundo lugar, ficou Gilson Machado (PL), com 13,90%, seguido por Daniel Coelho (PSD), que obteve 3,21%.
Rio de Janeiro
Eduardo Paes (PSD) venceu no Rio de Janeiro com um placar mais apertado do que o previsto pelas pesquisas. O atual prefeito, que parte para o quarto mandato, teve 60,47% dos votos válidos. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL) ficou em segundo lugar e, embora tenha se aproximado na reta final, não conseguiu percentual suficiente para estender a disputa. O candidato apoiado por Jair Bolsonaro ficou com 30,81%.
Salvador
Em Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afilhado político de ACM Neto, conquistou 76,68% da aprovação do eleitorado. O segundo colocado, Kleber Rosa (Psol), obteve 10,42%, bem próximo do terceiro da lista, Geraldo Júnior (MDB), com 10,33%.
São Luís
Eduardo Braide (PSD) obteve 70,12% da preferência do eleitorado. Duarte Jr. (PSB) ficou com 22,56% dos votos válidos.
Esta é a segunda vez que Braide e Duarte Júnior se enfrentam de modo direto. Nas eleições municipais de 2020, os dois disputaram o segundo turno, terminando o primeiro com 55,53% dos votos válidos, contra 44,47% do segundo.
Vitória
Na capital do Espírito Santo, Lorenzo Pazolini (Republicanos) conquistou a vitória no primeiro turno com 56,22% dos votos válidos. João Coser (PT) ficou com 15,66%.
Pazolini e Coser já haviam se enfrentado no segundo turno das eleições municipais de 2020, quando o primeiro obteve 58,50% dos votos válidos, contra 41,50% do segundo.
Florianópolis
Na capital catarinense, contrariando as pesquisas que previam um segundo turno, o atual prefeito Topázio Neto (PSD) foi eleito com 58,49. O segundo colocado, Marquito (Psol), encerrou a votação com 22,23% dos votos válidos.
Teresina
O ex-prefeito Silvio Mendes (UB) foi eleito no primeiro turno, com 52,30% dos votos. A vitória vai na contramão do que previam as pesquisas. O segundo lugar, Fábio Novo (PT), terminou com 43,14%.
Edição: Nathallia Fonseca