TOCANTINS

Palmas: confirmado segundo turno entre Janad Valcari e Eduardo Siqueira

Candidata do PL seguiu em vantagem durante toda a apuração dos votos válidos

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Prefeita eleita Janad Valcari (PL) em ato de campanha em 29 de setembro - Janad Valcari/Divulgação - Reprodução Facebook

Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira (Podemos) vão seguir na disputa para prefeitura de Palmas, capital do Tocantins, com 39,22% e 32,42% dos votos válidos, respectivamente. Professor Júnior Geo (PSDB), ficou em terceiro lugar com 27,99% e a única candidata de esquerda, Lúcia Viana (Psol), terminou a votação com 0,27% dos votos.

Janad concorreu por meio de coligação composta por Republicanos, PL, União Brasil, Avante, MDB, PP, PRD, DC, Solidariedade e PMB. Já o grupo de Eduardo foi composto por Agir, PRTB e Podemos. 

É a primeira vez na história que o município de Palmas tem eleição em segundo turno. Segundo a lei eleitoral, os municípios com mais de 200 mil eleitores levam a disputa para uma segunda etapa caso o mais votado no primeiro turno não atinja a maioria absoluta dos votos (mais da metade dos votos válidos, excluídos brancos e nulos).

Concorrentes

Nascida em Palmeirópolis, no Tocantins, Janad Valcari se define como “advogada, administradora de empresas, neuropsicopedagoga, tecnóloga em gestão e empresária no ramo da educação”. Em 2020, foi eleita vereadora de Palmas, tornando-se presidente da Câmara Municipal. Em 2022, foi eleita deputada estadual, sendo a mulher mais votada do estado. 

Nascido em Campinas, São Paulo, Eduardo Siqueira Campos é empresário e formado em pedagogia. Foi o segundo prefeito de Palmas, eleito em 1992 para o cargo. Mais recentemente, Eduardo já esteve filiado ao Dem, ao União Brasil e ao PL – partido de sua adversária –, estando vinculado ao Podemos desde 2023. 

Eduardo Siqueira foi deputado federal pelo Tocantins de 1989 a 1992, quando foi eleito prefeito de Palmas e renunciou do cargo na Câmara Federal para assumir a gestão municipal. Foi senador pelo Tocantins de 1999 a 2007 e deputado estadual de 2015 a 2023.
 

Edição: Nathallia Fonseca