O trio que lidera as pesquisas em Natal (RN), Natália Bonavides (PT), Carlos Eduardo (PSD) e Paulinho Freire (UB) protagonizaram o debate pela prefeitura local e trocaram acusações e ofensas, no estúdio da TV Cabugi, afiliada da TV Globo, na noite desta quinta-feira (3).
Indagado sobre sua aliança com o atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos), o candidato Carlos Eduardo, que governou Natal em três oportunidades, criticou o mandatário: "Esse governo foi desleal, ele abandonou a cidade. A cidade está um caos. A governadora Fátima Bezerra (PT) também está reprovada, vivemos um período em que ambos estão reprovados".
Na réplica, Paulinho Freire o criticou. "O Carlos Eduardo é o 'camaleão' da política. Ele não falava da gestão de Álvaro até maio, aí começou a falar mal porque não teve o seu apoio. O senhor era o plano B do PT nessa eleição e eles te descartaram."
Em outro momento, foi Natália Bonavides quem atacou Carlos Eduardo e fez uma dobradinha com Paulinho Freire para atacar o ex-prefeito. "Eu tô um pouco chocada. Nos últimos 22 anos, ele foi prefeito em 12 anos e os outros foram vices dele. E agora estão falando que fará a nova licitação de ônibus. O senhor acredita nisso?", perguntou.
Freire respondeu: "A maior piada desse debate é o candidato Carlos Eduardo falar em coerência. Ele é um aproveitador. Ele já teve a oportunidade de fazer por essa cidade e não fez. [Ele diz] que fará licitação para voltar as linhas (de ônibus), eu não acredito nele, candidata. O natalense também não acredita nele."
Em sua tréplica, Bonavides voltou a criticar a gestão de Eduardo à frente de Natal. "O candidato Carlos foi o que mais deu aumento nas tarifas e perdoou R$ 70 milhões das dívidas das empresas de ônibus. O prefeito Álvaro Dias, que apoia o Paulinho Freire, continuou o sucateamento dos ônibus e a frota diminuiu quase 50% na gestão dele. Quem sofre com isso é quem está na parada, que muitas vezes não têm nem cobertura."
Edição: Nicolau Soares