O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou em Brasília (DF) na manhã desta quarta-feira (2) após problemas com o avião Força Aérea Brasileira (FAB) que o trazia do México. Um segundo avião da FAB precisou ser acionado e pousou na base aérea da capital federal às 10h12.
Lula foi ao México no domingo (29) para acompanhar a posse da presidenta Cláudia Sheinbaum, que ocorreu nesta terça-feira (1º). Sheinbaum, de 61 anos, ganhou as eleições presidenciais em junho passado com cerca de 60% dos votos. Ela é a primeira mulher a presidir o país.
Ao retornar ao Brasil, a aeronave apresentou problemas técnicos, o que forçou a comitiva a voltar ao Aeroporto Internacional Felipe Ángeles para embarcar em um avião reserva da FAB.
Antes, no entanto, a aeronave com problemas precisou ficar no ar por cinco horas para queimar combustível a fim de diminuir o peso. Para isso, deu 50 voltas no mesmo espaço aéreo.
"Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília", declarou a FAB quando o primeiro avião ainda estava no ar. Depois, a tripulação, Lula e a primeira-dama, Janja, foram transferidos para o avião que os levou até Brasília.
Edição: Martina Medina