Rio de Janeiro

Difícil de respirar

Rio de Janeiro teve o setembro mais seco dos últimos 27 anos, segundo Alerta Rio

De acordo com a meteorologia da Prefeitura, foi o menor índice desde 1997, quando os dados começaram a ser registrados

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Setembro deste ano foi também o 4º mês mais seco na capital fluminense desde o início da série histórica - Tânia Rego/ Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro teve o setembro mais seco dos últimos 27 anos. O índice pluviométrico, que mede o volume de chuvas, na capital registrado este mês foi de 6,9mm, segundo o Sistema Alerta Rio. De acordo com a meteorologia da Prefeitura, foi o menor índice desde 1997, quando os dados começaram a ser registrados.

Antes, o setembro mais seco tinha sido registrado em 2017 (11,6mm). No ano passado, o índice pluviométrico para o período foi de 30,7mm.

Leia também: Como conseguir respirar neste tempo seco? Quando procurar um médico?

Já em setembro de 2022, a situação foi diferente: foram registrados 144,7mm, em média. O maior índice de chuvas para o mês foi verificado em 2005, com 157,7mm.

Setembro deste ano foi também o 4º mês mais seco na capital fluminense desde o início da série histórica. Segundo o sistema de metereologia, normalmente, os acumulados de chuva começam a aumentar em setembro.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, extinguiu 2.554 incêndios florestais, em todo o estado, desde a criação do Gabinete de Gestão de Crise, no dia 12 de setembro. Segundo informações do portal G1, às 11h desta terça-feira (1º), havia 14 focos ativos sendo combatidos pelos militares.

Edição: Mariana Pitasse