Na reta final das eleições de 2024, candidatos petistas do Nordeste demonstram força e arrancam para o segundo turno em processos que pareciam desfavoráveis em semanas anteriores.
Em Natal (RN), a maior surpresa e uma das grandes histórias das eleições deste ano. Natália Bonavides (PT), que chegou a figurar em quarto lugar nas primeiras pesquisas eleitorais de agosto, apareceu em primeiro no levantamento mais recente da AtlasIntel sobre a corrida eleitoral no município, divulgado na última quarta-feira (25).
Segundo a pesquisa, Bonavides soma 28,4% das intenções de voto, seguida por Paulinho Freire (UB), que tem 27,9%, e Carlos Eduardo (PSD), que chegou aos 27,6%. Pela margem de erro, que é de três pontos percentuais, os três candidatos estão empatados tecnicamente.
Leia Mais: Mulheres lideram pesquisas em apenas 12 dos 103 municípios com possibilidade de segundo turno
Freire e Eduardo disputam o mesmo eleitor de centro e centro-direita na capital do Rio Grande do Norte. Por isso, há um clima de otimismo sobre a ida de Bonavides ao segundo turno.
Na última quinta-feira (26), Fábio Novo (PT) apareceu em primeiro no levantamento do Instituto Credibilidade para a prefeitura de Teresina (PI). À frente de Silvio Mendes (UB), atual prefeito da capital piauiense. O petista soma 50% das intenções de voto e seu principal concorrente figura com 35%.
Os dois têm alternado posições durante os últimos meses, mas a disparada do petista na última semana da eleição deixou apreensiva a campanha de Mendes, que, nesta semana, promete jogar com tudo no debate da TV Globo, que ocorre na próxima quinta-feira (3).
Leia Mais: A uma semana da eleição, saiba quem lidera a corrida eleitoral nos 103 municípios com segundo turno
Em Fortaleza (CE) a trajetória de Evandro Leitão (PT) também chama a atenção. O petista, que já foi quinto colocado nas pesquisas, agora aparece em segundo lugar, com 25%, no levantamento do Datafolha publicado na última quinta, mas tecnicamente empatado na liderança com André Fernandes (PL), que tem 27%.
Evandro Leitão e André Fernandes deixaram para trás o Capitão Wagner (UB), que liderou a corrida eleitoral pela prefeitura de Fortaleza desde o início do ano, mas que, agora, apareceu com apenas 17% das intenções de voto no levantamento do Datafolha.
Edição: Martina Medina