pós-enchentes

Sebastião Melo lidera com folga disputa pela prefeitura de Porto Alegre, de acordo com pesquisa Real Time Big Data

Instituto entrevistou 1 mil pessoas entre os dias 27 e 28 de setembro

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Maria do Rosário (PT) e atual prefeito são os dois candidatos com maior índice de intenção de votos na capital gaúcha - Fotos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados e Alex Rocha/PMPA

Uma nova rodada da pesquisa Real Time Big Data para as eleições municipais de Porto Alegre foi divulgada nesta segunda-feira (30) pela Record RS. O resultado aponta para a possibilidade do prefeito Sebastião Melo (MDB) vencer a disputa no primeiro turno.

No cenário estimulado, Melo tem 44% das intenções de voto, sendo seguido por Maria do Rosário (PT), com 23%, Juliana Brizola (PDT), com 19%, Felipe Camozzato (Novo), com 4%, Carlos Alan (PRTB), com 1%, e Fabiana Sanguiné (PSTU), com 1%. Luciano Schafer (UP) e Cesar Pontes (PCO) não pontuaram. Brancos e Nulos somam 3% e outros 5% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam.

Em comparação com a pesquisa anterior do Real Time Big Data, divulgada em 3 de setembro, Melo avançou acima da margem de erro, uma vez que tinha 40%. Juliana também subiu (tinha 13%), enquanto Rosário caiu (tinha 32%).

No cenário espontâneo, aquele em que o eleitor escolhe os candidatos sem serem apresentado a uma lista de nomes, Melo chegou a 33% — tinha 22% em 3 de setembro –, enquanto Rosário saiu de 15% para 19% e Juliana de 5% para 13%.

Segundo turno

No cenário de segundo turno estimulado, Melo venceria Rosário por 53% a 35%, enquanto 6% disseram que votariam nulo ou branco e 6% disseram não saber ou não responderam.

A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 1 mil pessoas entre os dias 27 e 28 de setembro. A margem de erro é 3 pontos percentuais, para cima ou para baixo, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi contratado por 3 Poderes Mídia e Comunicação LTDA, sendo registrada na Justiça Eleitoral sob o número de RS-01268/2024.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira