Rio de Janeiro

VIOLÊNCIA POLÍTICA

Seis políticos foram mortos na Região Metropolitana do Rio em 2024

Último caso ocorreu na terça-feira (24); o candidato a vereador João Fernandes Teixeira Filho foi morto em Nova Iguaçu

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ao todo, 74 políticos e pessoas ligadas à política foram baleados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro desde 5 de julho de 2016 - Foto: Mauro Pimentel / AFP

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro teve oito políticos baleados em 2024. Ao todo, seis morreram e dois ficaram feridos. O levantamento do Instituto Fogo Cruzado aponta ainda que a Baixada Fluminense foi o local que concentrou a maioria dos crimes. Seis pessoas foram alvejadas e cinco morreram.

O caso mais recente aconteceu na última terça-feira (24). O candidato a vereador João Fernandes Teixeira Filho (Avante) foi morto a tiros no bairro Cacuia, em Nova Iguaçu. Filho foi atingido por tiros logo após realizar uma caminhada em prol da sua campanha no município.

Leia mais: Instituto 'E Se Fosse Você?' lança projeto de apoio às vítimas de violência política de gênero e raça

Segundo o Fogo Cruzado, em 2023, no mesmo período entre 1° de janeiro e 24 de setembro, quatro políticos foram baleados na Região Metropolitana: dois morreram e dois ficaram feridos.

Ao todo, 74 políticos e pessoas ligadas à política foram baleados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro desde 5 de julho de 2016, de acordo com mapeamento do instituto. Desses, 59 morreram e 15 ficaram feridos. Segundo a pesquisa, 51 desses casos aconteceram na Baixada Fluminense, que concentrou 68% dos atingidos: 42 morreram e nove ficaram feridos. 
 

Edição: Jaqueline Deister