MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Campanha incentiva adesão de candidaturas à pauta de adaptação climática no litoral do Paraná

A região possui seis de suas cidades entre as mais suscetíveis a deslizamentos e inundações no país

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
O litoral do Paraná enfrenta um grande desafio, adaptar as cidades ao novo cenário climático que se enuncia. - Denis Ferreira Netto/IAP

O litoral do Paraná, com seis cidades entre as mais vulneráveis do Brasil a deslizamentos e inundações – Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e Antonina –, enfrenta o desafio de se adaptar às mudanças climáticas. Com projeções que indicam o aumento de eventos extremos de calor e chuva, a pauta de adaptação e justiça climática torna-se cada vez mais urgente no debate público da região.

Nesse contexto, organizações como o Instituto Ecoe e o Instituto Sarapiá lançaram a campanha "Litoral pelo Clima", que busca sensibilizar candidatos nas eleições municipais de 2024 sobre a importância da adaptação climática.

A iniciativa propõe que candidatos ao Executivo e Legislativo assumam compromissos com essa agenda ao aderir à "Carta Manifesto Litoral pelo Clima". O processo de adesão é simples: os concorrentes interessados podem acessar o manifesto, assinar o documento e enviá-lo aos e-mails das organizações responsáveis. A adesão também deve ser divulgada nas redes sociais.

A campanha conta com o apoio de diversas instituições como a Ademadan, Central de Movimentos Populares do Litoral, Mater Natura e o Programa de Pós-Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), entre outros.

Webnário

Além da assinatura do manifesto, um webinário intitulado "Diálogos Para o Futuro - Justiça Climática", será realizado nesta sexta-feira (27), às 19h. O evento contará com a presença da Dra. Liliani Tiepolo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e do Dr. Rafael Metri, docente da Unespar. O objetivo é discutir a importância da ciência e da gestão pública na promoção da justiça climática no litoral paranaense.

Rafael Souza, diretor-presidente do Instituto Ecoe, destacou que tanto a campanha quanto o evento são importantes para enfrentar os desafios climáticos.

"Esta campanha, bem como nosso evento, é uma oportunidade para que a futura gestão de cada município de nosso litoral possa compreender a importância de adotar uma visão de mudanças climáticas para sua região, bem como saber como agir para transformar essa visão em realidade", afirma.

O webinário será aberto ao público, com inscrições disponíveis online e vagas limitadas.

Serviço:

Webinário "Diálogos Para o Futuro – Justiça Climática e as Eleições Municipais"

Data: 27 de setembro, sexta-feira

Horário: 19h00

Inscrições: Link para inscrição

Vagas limitadas.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Mayala Fernandes