Nahuel Medina, videomaker que integra a equipe do candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), e que desferiu um soco contra Duda Lima, marqueteiro de Ricardo Nunes (MDB), nesta segunda-feira (23), é o mesmo que partiu para cima de dois assessores de José Luiz Datena (PSDB) há cerca de duas semanas.
A confusão, que ocorreu no estacionamento do Teatro B32, onde foi realizado o debate da TV Cultura no último dia 15 de setembro, foi presenciado pela reportagem do Brasil de Fato.
Na ocasião, após deixar o encontro por ter sido alvo de uma agressão de Datena, Marçal e sua equipe deixavam o prédio quando um dos assessores do apresentador de televisão xingou o ex-coach de "filho da puta". Medina, então, se voltou contra os auxiliares de Datena, mas foi detido pela equipe de segurança do local.
Nesta segunda-feira, Medina desferiu um soco em Lima depois que o marqueteiro de Nunes tentou tomar o seu celular. O videomaker estava filmando a reação do marqueteiro, que comemorava a expulsão de Marçal do debate do FlowNews. O ex-coach foi advertido três vezes por injúria e calúnia contra Nunes e, por isso, foi expulso pelo apresentador Carlos Tramontina. Após levar o golpe, Lima deixou o local com o rosto ensanguentado.
De acordo com o advogado de Lima, Daniel Bialsky, o caso foi registrado como lesão corporal leve na 16ª Delegacia de Polícia, mas exames complementares ainda serão realizados para verificar a seriedade da agressão.
Também foi solicitada uma medida protetiva a pedido de Lima, que será analisada pela Justiça. Ele afirmou que a "polícia tomou todos os cuidados e todas as cautelas e já determinou diversas providências que vão ser encaminhadas ao Poder Judiciário".
"Se você vê o contexto completo, o Marçal é advertido. O Duda chega para o prefeito e pede calma, porque o debate estava acabando. Esta pessoa [Nahuel Medina] ou outra pessoa chega com o celular perto do rosto do Duda. O que o Duda faz é afastar o celular. Passa algum momento e o agressor vem de forma absolutamente covarde e dá um soco quando o Duda está de costas", afirma o advogado. "Ele teve um corte muito profundo aqui [na região dos olhos]. Se o óculos quebra dentro do olho, ele teria ficado cego."
Marçal se pronunciou em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, no qual afirma que Lima teria comemorado sua expulsão do debate. Filmado pelo assessor de Marçal durante a comemoração, o marqueteiro teria se irritado e tentado tomar o celular de Medina, que "foi para cima em legítima defesa". Também em suas redes, o integrante da campanha publicou um vídeo de momentos antes do soco. Na legenda, ele volta a falar em "legítima defesa".
Edição: Martina Medina