Nova pesquisa da Quaest sobre o cenário eleitoral para a prefeitura de São Paulo será apresentada nesta terça-feira (24). No último levantamento, divulgado em 18 de setembro, o instituto mostrou estagnação do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) em 24%, avanço de Guilherme Boulos (Psol) para 23% e recuo de Pablo Marçal (PRTB) para 20%. Os números indicam empate técnico.
Veja os resultados: Quaest: Nunes, Boulos e Marçal mantêm empate técnico em nova pesquisa para São Paulo
O diretor da Quaest, Felipe Nunes, destacou a inversão no movimento de crescimento de Marçal. A pesquisa, realizada entre 15 e 17 de setembro, foi a primeira após a mostrar a influência da cadeirada de José Luiz Datena (PSDB) contra Marçal, durante o debate da TV Cultura no último domingo (15).
Nas pesquisas anteriores, o ex-coach havia registrado aumentos consecutivos: 11% em junho, 13% em julho, 19% em agosto e 23% em 11 de setembro.
Já Datena, o autor da agressão contra Marçal, cresceu dois pontos em relação à última pesquisa, saindo de 8% para 10%.
Entre os outros candidatos, Tabata Amaral (PSB) saiu de 8% para 7%; Marina Helena (Novo) permaneceu com 2% das intenções dos votos. Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO), Ricardo Senese (Unidade Popular) e Altino Prazeres (PSTU) não pontuaram. Indecisos somaram 7%, bem como aqueles que declararam que votarão branco, nulo ou que não votarão.
Na nova pesquisa serão ouvidos 1,2 mil eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa é encomenda da TV Globo e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-06330/2024.
Edição: Thalita Pires