Eleições 2024

Paes mantém liderança com 59% e venceria no 1º turno no Rio de Janeiro, mostra Datafolha

Alexandre Ramagem (PL) passou de 11% para 17% das intenções de voto para prefeitura da capital fluminense

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Eduardo Paes (PSD) conta com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Tomaz Silva/Agência Brasil

O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), segue na liderança das eleições municipais com 59% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (19). Ele repetiu o percentual do levantamento anterior, de 5 de setembro, quando também apareceu com 59% da preferência dos eleitores. 

O candidato do PL, Alexandre Ramagem, subiu para 17%. Na última sondagem, ele tinha 11%. Tarcísio Motta (Psol) oscilou de 6% para 7%, permanecendo na terceira posição. 

O deputado federal Marcelo Queiroz (PP) aparece com 2%, e antes tinha 1%. Rodrigo Amorim (UB) oscilou de 2% para 1%. Cyro Garcia (PSTU), Juliete Pantoja (UP) e Carol Sponza (Novo) permaneceram com 1% cada um. Já Henrique Simonard (PCO) foi citado, mas não alcançou 1%. Na pesquisa anterior, ele não havia pontuado. 

Os que pretendem anular o voto são 8%, e antes eram 11%.

Para o levantamento contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, o Instituto Datafolha ouviu 1.106 eleitores na capital fluminense, entre os dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nº RJ-01318/2024.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Paes tem 44%, Ramagem 11% e Motta, 3%. Somam 30% os que se mostram indecisos sobre em quem votar.

Edição: Rodrigo Chagas