Pesquisa Quaest para a prefeitura de Salvador, divulgada nesta terça-feira (17), confirma o favoritismo do atual prefeito, Bruno Reis (União Brasil), para a reeleição. Ele lidera o levantamento com 74% das intenções de voto. Na sondagem anterior, Reis tinha 66%.
Os números referem-se à pesquisa estimulada, quando são apresentados cartões com os nomes dos candidatos.
Em seguida estão Geraldo Júnior (MDB), com 6%; e o candidato Kleber Rosa (Psol), que somou 4%. Victor Marinho (PSTU) aparece com 1%. Os demais candidatos – Giovani Damico (PCB), Eslane Paixão (UP), Silvano Alves (PCO) – não pontuaram.
Os indecisos somaram 6%, e 9% declararam votos branco, nulo ou abstenção.
Na sondagem espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Reis registra 47% das citações, seguido por Geraldo Júnior, com 3%, e Kleber Rosa, com 3%. Os demais candidatos não pontuaram.
O levantamento foi contratado pela Rede Bahia e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-01787/2024. Foram ouvidos 900 eleitores em Salvador entre 14 e 16 de setembro.
A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O nível de confiança significa que, se a pesquisa for aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos.
Pesquisa anterior
Na primeira pesquisa Quaest em Salvador, divulgada em 27 de agosto pela TV Bahia, o candidato Bruno Reis liderava com 66%. Geraldo Júnior registrou 9% da preferência do eleitor e o candidato Kleber Rosa somou 4%.
Giovani Damico, Eslane Paixão, Silvano Alves e Victor Marinho tiveram 1% das intenções de voto. Todos eles ficaram empatados com Kleber Rosa, de acordo com a margem de erro.
Edição: Thalita Pires