Rio de Janeiro

Incêndio

Órgãos estaduais e federais se reúnem para discutir possível "Dia do Fogo" em florestas do RJ

Para o Ibama-RJ, há fortes indícios de que houve uma ordem para incêndios no estado; em 15 dias, foram 1389 ocorrências

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A proposta da reunião é organizar uma comissão para conduzir estratégias para enfrentamento do fogo com prevenção e combate em campo - Foto: CBMDF/divulgação

Uma força-tarefa para discutir os incêndios criminosos no Rio de Janeiro se reúne na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Centro do Rio, nesta terça-feira (17), segundo informações do portal G1. 

Para o Ibama-RJ, há fortes indícios de que houve uma ordem para o "Dia do Fogo" no estado, assim como em outros biomas, como Amazônia, Cerrado e Pantanal. Em cerca de 15 dias, foram 1.389 pontos de incêndios florestais.

Leia também: Marina Silva: 'Assim como tivemos o Dia do Fogo, há forte suspeita que esteja acontecendo de novo'

Diversos órgãos estaduais e federais participam da reunião, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Comando de Polícia Ambiental (CEPAM), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

A proposta da reunião é organizar uma comissão para conduzir estratégias para enfrentamento do fogo com prevenção e combate em campo, mas também para investigar, identificar e punir os responsáveis pelos incêndios criminosos, sejam executores ou mandantes. Por enquanto, são 20 pessoas investigadas.

Edição: Mariana Pitasse