Rio de Janeiro

Nos palcos

Com peça inspirada em Mário de Andrade, Companhia Ensaio Aberto inaugura Teatro Vianinha no Rio

Espaço de espetáculos será inaugurado no Armazém da Utopia, após ficar fechado para obras de restauração por 15 meses

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O  espetáculo nasceu da reunião de crônicas musicais escritas semanalmente por Mário de Andrade para o rodapé “Mundo Musical” - Thiago Gouvea

Neste sábado (7), o novo espetáculo da Companhia Ensaio Aberto chamado "O banquete", inspirado na obra de Mário de Andrade, estreia com sessões gratuitas no recém-inaugurado Teatro Vianinha, no Armazém da Utopia, na região central do Rio de Janeiro. 

Com direção de Luiz Fernando Lobo, o espetáculo celebra o início de um novo ciclo na trajetória da companhia, conhecida por sua forte atuação no teatro de combate e engajamento social. 

Leia também: A potencialidade de Mário de Andrade: o modernista contemporâneo

"Com Lima Barreto começamos a Companhia Ensaio Aberto há 32 anos. Agora iniciamos uma nova etapa, um novo ciclo. Mais uma vez recorremos à nossa herança negra, reconhecendo, como Mário, que não pode haver uma cultura nacional, popular, se virarmos as costas para essa herança", destaca Luiz Fernando Lobo, diretor do espetáculo.

O  espetáculo nasceu da reunião de crônicas musicais escritas semanalmente por Mário de Andrade para o rodapé “Mundo Musical” do jornal Folha da Manhã e, posteriormente, publicadas. Em 1943, Mário deu início a esse projeto, interrompido com sua morte, em 1945. Uma obra inacabada, como outras obras dele. Autor que encarava a arte como incisiva forma de combater sem se preocupar em criar obras “perfeitíssimas e eternas”. Mário aproxima-se assim de uma ideia de “não-síntese”, de uma “arte do inacabado”, uma arte de combate.

Em "O banquete", a trama reflete a visão crítica de Mário sobre a sociedade e o papel do artista, aproximando-se de uma "arte do inacabado" que questiona e desafia o espectador a olhar criticamente o mundo ao seu redor.

A primeira temporada da peça contará com 12 sessões gratuitas, de 7 a 27 de setembro. A partir de 27 de setembro até 11 de novembro, o espetáculo seguirá em cartaz com preços populares. A Ensaio Aberto incentiva o uso consciente dos ingressos gratuitos, direcionando-os para o programa de democratização de acesso da companhia, a Ciência do Novo Público. Grupos, instituições, escolas, projetos e movimentos sociais já podem agendar suas visitas.

O Armazém da Utopia, que esteve fechado para obras de restauração por 15 meses, abre suas portas com o Teatro Vianinha como seu principal espaço de apresentação, um espaço cultural multiúso que homenageia Oduvaldo Vianna Filho, um dos grandes nomes do teatro político brasileiro. Com capacidade para 272 pessoas, o teatro é um espaço acessível e inclusivo, pronto para receber o público com toda a infraestrutura necessária.

Serviço:

O banquete

Sextas, sábados, domingos e segundas, às 20h 

Armazém da Utopia - Endereço: Armazém 6 - Cais do Porto RJ/RJ Lotação 272 pessoas

Temporada gratuita - De 07 a 27 de setembro | Temporada Popular - De 27 de setembro a 11 de Novembro

Inteira – R$ 60,00 / Meia – R$ 30,00

Vendas: https://www.sympla.com.br/produtor/armazemdautopia

Edição: Mariana Pitasse