O Instituto Quaest divulgou nesta quarta-feira (28) nova pesquisa sobre a eleição para a prefeitura de Belo Horizonte. O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) segue na liderança, com 30%.
Em segundo lugar, o levantamento traz mostra cinco candidatos embolados. O bolsonarista Bruno Engler (PL) e a deputada federal Duda Salabert (PDT) têm 12%. O atual prefeito Fuad Noman (PSD) marca 9%, enquanto Carlos Viana (Podemos) tem 8%. O petista Rogério Correia, apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aparece com 6%.
Na última edição da pesquisa, divulgada no dia 16 de julho, o cenário era similar. Tramonte aparecia relativamente à frente dos outros até então pré-candidatos, com 25%. Bruno Engler tinha 12% e João Leite, 11%. Duda Salabert e Fuad Noman (PSD) apareciam com 9% cada. Na sequência, Carlos Viana pontou 8%, Rogério Correia, 7%, e Gabriel Azevedo, 2%.
A pesquisa foi contratada pela TV Globo e ouviu 1.002 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 25 a 27 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado junto ao TSE sob o número MG-09915/2024.
Pesquisa espontânea
O Instituto Quaest realizou também o levantamento de voto espontâneo, em que os entrevistados não recebem uma lista com o nome dos candidatos. Nesse cenário, 73% das pessoas declararam que não sabem em quem votarão.
Veja as intenções de voto espontâneas:
Bruno Engler (PL): 6%
Mauro Tramonte (Republicanos): 6%
Duda Salabert (PDT): 5%
Fuad Noman (PSD): 3%
Rogério Correia (PT): 2%
Gabriel (MDB): 1%
Carlos Viana (Podemos): 1%
Indira Xavier (UP): 0%
Indecisos: 73%
Banco/Nulo/Não vai votar: 3%
Edição: Thalita Pires