A pesquisa Datafolha sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo mostrou novidades importantes, como a escalada de Pablo Marçal (PRTB) nas intenções de voto. O ex-coach, nascido em Goiás, somou 21% no levantamento, logo atrás do candidato do Psol, Guilherme Boulos, que lidera a corrida com 23%. Em terceiro lugar aparece o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), com 19%.
Apesar dos três estarem tecnicamente empatados na primeira colocação, a candidatura de Marçal se tornou o foco da disputa em São Paulo. Seja pelas acusações a outros candidatos – muitas delas contestadas na justiça e que podem desembocar em condenações –, seja por sua relação com o bolsonarismo mais raiz.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.
Crise na extrema-direita
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que anunciou publicamente seu apoio à reeleição de Nunes, chegou a elogiar Marçal, o que causou uma pequena crise na campanha do atual prefeito. O apoio ao mdebista, no entanto, tem sido reforçado por membros da família Bolsonaro, que temem perder a liderança da extrema-direita.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem utilizado as redes sociais para dizer que o ex-coach não seria suficientemente bolsonarista. O deputado o acusa de ficar em cima do muro na campanha de 2022, já que em uma postagem Marçal chegou a dizer que Lula e Bolsonaro não tinham tantas diferenças.
:: Mapa das eleições nas capitais: entenda o perfil dos candidatos em cada região do país ::
O candidato a prefeito reagiu e afirmou que Bolsonaro "deveria devolver o dinheiro" que Marçal injetou em sua campanha. Uma soma, que segundo o ex-coach, chegaria a R$ 100 mil.
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é a campanha de Donald Trump, nos Estados Unidos. Ao contrário do cenário em que o ex-presidente enfrentava Joe Biden, a substituição do atual mandatário pela vice Kamala Harris na disputa eleitoral ameaça às pretensões do bilionário estadunidense de voltar à Casa Branca.
Durante a convenção do partido democrata, em Chicago, Harris foi oficialmente declarada candidata do partido. A vice-presidenta recebeu o apoio de importantes figuras, como Michele e Barack Obama, de uma série de celebridades e até de membros do partido republicano, insatisfeitos com a candidatura de Trump.
As pesquisas mostram que Harris lidera as intenções de voto. A revista The Economist aponta que ela tem 47%, contra 44% de Trump. O ex-presidente também perdeu apoio em estados chave como Michigan, Pensilvânia, Georgia e Arizona, decisivos nas eleições presidenciais.
Apesar de os dois candidatos se posicionarem de maneira similar em diversas políticas tradicionais estadunidenses, entre elas às relações internacionais, uma derrota de Trump seria um duro golpe no bolsonarismo brasileiro, que perderia um importante aliado.
Cafezinho
E o Cafezinho desta semana vai para equipes da Polícia Federal, que conduziram uma das maiores operações contra o garimpo ilegal na Amazônia. A ação ocorreu na região do rio Madeira e destruiu mais de 300 dragas usadas pelos garimpeiros.
A operação contou com apoio do Ibama e da Funai, dois órgãos que foram sucateados durante o governo Bolsonaro e, de alguma maneira, abriram espaço para atividades ilegais na região.
Grupos de garimpeiros chegaram a atacar a polícia e tentaram invadir a sede da Prefeitura de Humaitá, um dos principais municípios da região. A ação mostra a importância de reconstruir entidades que garantem a proteção ambiental do Brasil.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes