Rio de Janeiro

PREVISÃO DO TEMPO

Após onda de calor no Rio, frio volta a aparecer no final de semana

No domingo, termômetros podem chegar aos 19°C na capital fluminense com pancadas de chuvas isoladas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Na última quinta-feira (22), sensação térmica chegou a 36,7° C nos bairros de Irajá, Barra da Tijuca, Guaratiba, Santa Cruz, Alto da Boa Vista e São Cristóvão - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após uma onda de calor, que elevou as temperaturas no estado do Rio nos últimos dias, o frio volta a aparecer neste final de semana. Os indicativos da mudança do tempo já começaram a ser percebidos na capital fluminense com o aumento do calor, registro de ventos fortes e baixa umidade relativa do ar.

De acordo com o Sistema de Alerta Rio, na última quinta-feira (22), a sensação térmica chegou a 36,7° C nos bairros de Irajá, Barra da Tijuca, Guaratiba, Santa Cruz, Alto da Boa Vista e São Cristóvão

Já a baixa umidade relativa do ar na capital, segundo o Alerta Rio, pode apresentar, nesta sexta-feira (23), valores entre 21% e 30% no período da tarde em alguns pontos, índice apontado como um nível de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A orientação é para que a população evite a exposição excessiva ao sol, não faça exercícios e atividades ao ar livre nos momentos mais quentes e reforce a hidratação, com aumento de ingestão de água.

A frente fria fará com que as temperaturas caiam bruscamente entre sexta-feira, sábado (24) e domingo (25). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), domingo será o dia mais frio na capital fluminense, os termômetros podem chegar aos 19° C com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Edição: Jaqueline Deister